Mundo Mulher

CARLOTA PEREIRA DE QUEIROZ - MULHERES NA POLITICA por Bia Pias

CARLOTA PEREIRA DE QUEIROZ - MULHERES NA POLITICA  por  Bia Pias

01/02/2012

CARLOTA PEREIRA DE QUEIROZ
A PRIMEIRA DEPUTADA FEDERAL DO BRASIL

A mulher notável de hoje é a brasileira Carlota Pereira de Queiroz,médica formada pela Universidade de São Paulo em 1926, com a tese “Estudos sobre o Câncer”. Interna da terceira cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e chefe do Laboratório de Clínica Pediátrica, pedagoga e política.
Nasceu em São Paulo em 13 de fevereiro de 1892 e em 1950, fundou a Academia Brasileira de Mulheres Médicas.


Carlota fez a voz feminina ser ouvida no congresso nacional quando foi eleita pelo estado de São Paulo em 1934 como DEPUTADA FEDERAL.


Imagino que os brasileiros em especial as brasileiras da época sentiram o mesmo orgulho que nós quando em 2010 o Brasil elegeu sua primeira presidente da república MULHER Dilma Roussef.
Escrever essa coluna é algo que me dá grande alegria e paixão pela história de nosso país, é maravilhoso poder falar um pouco sobre a vida de mulheres guerreiras, mulheres notáveis que fazem e fizeram de parte nossa história.

Dra. Carlota Pereira de Queiroz assinando a Constituição
16/07/1934

 “No local em que tombaram varados pelas balas assassinas da ditadura floresce, hoje, uma civilização magnífica, onde o amor ao Brasil se sobrepõe a tudo e a todos". Carlota Pereira de Queiroz

 

Carlota de Queiroz ainda é citada, em todo o Brasil, como um exemplo de abnegação, espírito combativo e solidariedade humana.

De fato essas mulheres nos inspiram, ler a biografia de cada uma delas é algo que me faz ter vontade de ser um pouco melhor como pessoa.


Nossa pátria é cheia delas, Anitas, Carlotas, Leolindas, Dilmas, Marias, Eunices, Maras, todas elas foram e são divas a sua maneira.Fortes, corajosas,independentes e ousadas.
Lendo sobre a vida delas a impressão que tenho é que nada, nem ninguém poderia detê-las e assim foi.
ELAS ENTRARAM PARA OS LIVROS DE HISTÓRIA.

Carlota ocupou o cargo até o golpe de 197,quando Getúlio fechou o congresso e seu mandato foi em defesa da mulher e da criança, a doutora querida pelo seu povo também publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher.

 

Discurso de Carlota Queiroz


Além de representante feminina, única nesta Assembléia, sou, como todos os que aqui se encontram, uma brasileira, integrada nos destinos do seu país e identificada para sempre com os seus problemas. (…) Acolhe-nos, sempre, um ambiente amigo. Esta é a impressão que me deixa o convívio desta Casa. Nem um só momento me senti na presença de adversários. Porque nós, mulheres, precisamos ter sempre em mente que foi por decisão dos homens que nos foi concedido o direito de voto. E, se assim nos tratam eles hoje, é porque a mulher brasileira já demonstrou o quanto vale e o que é capaz de fazer pela sua gente. Num momento como este, em que se trata de refazer o arcabouço das nossas leis, era justo, portanto, que ela também fosse chamada a colaborar. (…) Quem observar a evolução da mulher na vida, não deixará por certo de compreender esta conquista, resultante da grande evolução industrial que se operou no mundo e que já repercutiu no nosso país. Não há muitos anos, o lar era a unidade produtora da sociedade. Tudo se fabricava ali: o açúcar, o azeite, a farinha, o pão, o tecido. E, como única operária, a mulher nele imperava, empregando todas as suas atividades. Mas, as condições de vida mudaram. As máquinas, a eletricidade, substituindo o trabalho do homem, deram novo aspecto à vida. As condições financeiras da família exigiram da mulher nova adaptação. Através do funcionalismo e da indústria, ela passou a colaborar na esfera econômica. E, o resultado dessa mudança, foi a necessidade que ela sentiu de uma educação mais completa. As moças passaram a estudar nas mesmas escolas que os rapazes, para obter as mesmas oportunidades na vida. E assim foi que ingressaram nas carreiras liberais. Essa nova situação despertou-lhes o interesse pelas questões políticas e administrativas, pelas questões sociais. O lugar que ocupo neste momento nada mais significa, portanto, do que o fruto dessa evolução."

 

“Escrever sobre Carlota para o Mundo Mulher foi de fato algo motivador e cheio de sentimento, não sei em vocês,mas em mim ler sobre essas mulheres,me dá uma vontade absurda de fazer a diferença em nosso país.
Inspire-se e marque seu nome na história, nem que seja na história da sua família, mas que seja de maneira nobre.
Faça a diferença e até a próxima semana.” 


 

Bia Pias - Assessora de Imprensa

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja