Mundo Mulher

Palmas - Capital tocantinense

Palmas  - Capital tocantinense

19/09/2011

Capital tocantinense tem vários atrativos, que passam pela arquitetura e chegam à natureza

 
Jalapão: área de preservação ambiental, é um lugar paradisíaco Shara Rezende
 
A Cachoeira do Formiga é um dos pontos altos do Jalapão Lia Maria 

Praia do Prata, outro atrativo para os turistas que visiam a mais nova capital do País Adilvan Nogueira 

Praia da Graciosa, em Palmas: além de se refrescar do calor da capital tocantinense, local é palco de muitos agitos, principalmente em épocas de temporada Quem foi a Palmas há dez anos, não faz ideia do que virou a cidade nessa década. A capital tocantinense, cortejada por ser ainda a capital do mais novo dos 26 Estados brasileiros, tem outros orgulhos naturais, como, por exemplo, localizar-se no centro geográfico do País, condição que possibilita ao Estado fazer limite com o Nordeste e o Centro-Oeste, além de estar no Norte.

Jalapão: área de preservação ambiental, é um lugar paradisíaco Shara Rezende


 
A Cachoeira do Formiga é um dos pontos altos do Jalapão Lia Maria 

Praia do Prata, outro atrativo para os turistas que visiam a mais nova capital do País Adilvan Nogueira

Criado em 1988 e instalado em 1º de janeiro de 1989, o Tocantins tem área de quase 280 mil quilômetros quadrados e sua população ultrapassa 1,5 milhão de habitantes, distribuídos em 139 municípios. Palmas, a capital, reina absoluta pela arquitetura, planejamento, urbanismo e preservação, tudo relacionado ao meio ambiente. O cartão postal é o Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por Oscar Niemeyer, mas o Palácio Araguaia, sede do governo estadual, é outro lugar que merece ser visitado.

Outras atrações em Palmas são o Parque Cesamar, que conta com pista de corrida, lago e trilhas, as praias da Graciosa, do Prata e dos Arnos, do lago represado, que "pegam fogo" de junho a agosto com shows nacionais e regionais, campeonatos esportivos e náuticos, assim como o Bosque dos Pinheiros, que abriga as tradicionais Feira do Bosque e o Espaço Popular. São lugares onde os artesãos vendem bijuterias e bolsas de capim dourado, com trabalhos ricos e interessantes. Completam o roteiro a Serra do Lajeado, que abriga dezenas de cascatas, a Fazenda Encantada, com seis quedas d'água em meio à mata nativa, com poços para banhos, e as Cachoeiras do Roncador, com 50 metros, e de Samambaia, com espetaculares piscinas naturais.

Certamente, indo a Palmas o turista vai saber tudo do Jalapão. Esse parque, que já mereceu programa especial do Globo Repórter , é famoso nacionalmente e em muitos lugares do mundo. É área de preservação ambiental e onde se localizam as incríveis dunas, cenário de oásis no deserto, especial para fotos, filmes e vídeos como se fosse no Saara.

Antes da criação do Estado, era comum dizer que "cortaram Goiás ao meio e o Tocantins ficou com a parte pobre". Passado tão pouco tempo - 23 anos -, o que virou? Um Estado eminentemente turístico. Palmas, a capital, desfruta disso tudo.

A noite palmense é outro ponto. Pela alta temperatura durante o dia, as noites são mais amenas, daí os barzinhos e os restaurantes com ambientes climatizados, onde artistas locais se revezam nos palcos, animando e divulgando sua cultura por intermédio da música.O Popular - Arthur Rezende /Marcelo de Deus 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja