Mundo Mulher

Pílula revolucionou a sociedade.

Pílula revolucionou a sociedade.

27/11/2010

 O lançamento da pílula anticoncepcional, no início dos anos 60, deu às mulheres a opção de decidir quando e quantos filhos gerar. Esse fator, aliado à série de inovações tecnológicas e culturais em andamento na época, acelerou o processo de transformação social e o comportamento das pessoas.

A seguir, o psiquiatra Flávio Gikovate responde a perguntas sobre como os pequenos comprimidos mudaram os rumos da história feminina e da humanidade nos últimos 50 anos.

Quais foram os principais impactos em relação aos costumes da sociedade?
Gikovate: A pílula criou condições muito favoráveis para a efetiva emancipação sexual da mulher. A liberdade sexual, ao lado da emancipação financeira que as mulheres começaram a galgar durante a 2º Guerra Mundial, foram preponderantes para afrouxar a dependência da mulher em relação ao homem em todos os aspectos.

É possível comparar a revolução que a pílula proporcionou com algum outro marco histórico?
Gikovate: Acredito que a revolução causada pela pílula possa se comparar ao que significou a 2ª Guerra Mundial para as mulheres. Naquela época, a ida dos homens para os campos de batalha forçou as mulheres a ocuparem postos no mercado de trabalho aos quais antes não tinham acesso.

Como exatamente a pílula influenciou a vida profissional?
Gikovate: A possibilidade de programar a gravidez deu à mulher a possibilidade de postergar a maternidade para um período de mais maturidade, quando ela já tem uma carreira profissional consolidada. Além disso, poder optar por quando ter filhos abriu para as mulheres as portas de universos profissionais antes restritos aos homens.

O que significou a pílula anticoncepcional ?
Gikovate: O que posso dizer é que cada vez mais mulheres optam por adiar ao máximo a maternidade ou escolhem não ter filhos. Isso impacta a família.

Natali Alencar - http://www.lazerbeleza.com

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja