Mundo Mulher

Dicas de Amamentação

Logo após o parto, o primeiro leite produzido é o colostro, que tem consistência grossa e cor amarelada. Esse alimento surge até 48 após a mulher dar à luz e estará presente no seio até cerca de quatro dias depois. É rico em proteínas e ajuda a combater infecções, pois é a primeira grande defesa, natural, do organismo.

O leite maduro aparece em torno do 3º dia após o parto e tem todos os ingredientes (sais minerais, vitaminas, proteínas, gorduras) que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida. Informe-se sobre algumas verdades e mitos com relação à amamentação:

Não existe leite fraco ou forte, como dizem muitas pessoas por ai. Isso é um mito;

Deixe o bebê mamar quanto tiver vontade. Ele sabe a hora que está satisfeito, esteja a mãe achando muito ou pouco;

Bebês que não se alimentam no peito têm cinco vezes mais chances de serem hospitalizados;

Nas primeiras semanas de vida do bebê, não tente criar horários de alimentação, deixe-o mamar sempre que chorar;

O leite produzido no início da mamada é mais aguado e o do final da mamada é mais forte e gorduroso. Por isso, cuidado para não mudar o bebê de seio cedo demais, pois ele pode pegar somente o leite mais aguado de cada peito;

Amamentando, o bebê aprende mais rápido a respirar corretamente pelo nariz;

Nunca deixe o leite "empedrar" no seio. Caso o bebê não consiga mamar toda a quantidade, tire-o manualmente com bombas apropriadas. Se tiver muito leite de sobra, uma sugestão é doar para os bancos de leite de hospitais;

Não acrescente à alimentação do bebê, nos seis primeiros meses de vida, água ou chá, pois o leite materno é suficiente.

Dicas são importantes, mas o que tem de mais valioso na relação entre pais e filhos é seguir o seu coração e a sua intuição!

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja