Mundo Mulher

Mães

Mães  

Mania de perfeição só atrapalha

Ao assumir responsabilidades com a casa e a família, a mulher geralmente se cobra muito. Costuma exigir de si total eficiência no resultado de cada tarefa. Entretanto a psicóloga Vera Lucia Morselli diz que Mulher Maravilha é personagem de desenho animado, que não existe na realidade. Com isso, lembra que o perfeccionismo só colabora com o aumento do estresse e dos conflitos domésticos. "Todo aprendizado é composto de acertos e erros e não há o compromisso de acertas sempre".
Quando a mulher comanda sozinha a casa, a autocobrança pode ser ainda maior, porque essa condição pode acarretar mais responsabilidades no dia-a-dia. Nesse caso, Vera ressalta que os filhos devem assumir com seriedade a divisão dos afazeres domésticos, principalmente pelo fato de que com certa Constancia, a mulher representa a única fonte de renda. Mas a mulher separada, diz, tem de acreditar que o ex-marido também está apto a tomar conta dos filhos e a assumir a paternidade. Assim, deve permitir que isso ocorra e não trazer só para si a responsabilidade pelos filhos.
Com ou sem marido, para diminuir a ansiedade diante do cumprimento das obrigações, Ana Maria Ferro sugere distribuir as tarefas entre a família, sem fazer isso uma batalha nem esperar que toda saia perfeita. Ao pedir que a filha pequena estenda a cama, por exemplo, a professora diz para fazer vista grossa para o resultado do trabalho, que pode não ser muito bom. "Mas deixe-a ajudar mesmo assim para que aprenda e você descanse um pouco".Para uma ajuda constante, porém, ela observa que é preciso incutir desde cedo nas crianças, em forma de brincadeiras o sentido da colaboração em família.

MANUAL ANTIESTRESSE

Veja o que marido, filhos e a própria mulher devem fazer para tornar menos estressante a rotina em casa.

MARIDO

Divida as tarefas domesticas com a mulher, assumindo, por exemplo, o trabalho de jogar o lixo fora, lavar as vasilhas e os banheiros.
Colabore com a organização da casa, não deixando espalhados pertences como toalhas e sapatos.
Cuide das crianças enquanto a mulher cozinha e cuida da casa ou inverta os papeis: assuma tais tarefas enquanto ela cuida das crianças.
Leve e busque os filhos na escola.
Auxilie os filhos na execução das tarefas escolares.
Participe da reunião de pais na escola.
Faça as compras de supermercado e guarde-as.
Seja o ombro amigo e o companheiro atencioso da mãe de seus filhos e perceba-a como mulher. O carinho ajuda a diminuir o estresse.

FILHOS

Estimule-os desde cedo a colaborar com os afazeres domésticos. Atribua funções, de acordo com a idade, capacidade e o tempo disponível de cada um. Determine tarefas que não ofereçam risco nem sejam pesadas para a criança. Comece, por exemplo, brincando de guardar brinquedos e de arrumar o armário.
Em idade escolar, ensine-os a deixar a lancheira na cozinha, a guardar a mochila no lugar certo e a não espalhar o material escolar pela casa.
Ensine-os a estender a cada todos os dias pela manhã, a cuidar de seus pertences e a mantê-los organizados.
Estimule-os a ajudar nos cuidados com animais domésticos.
Um filhos ou filha adolescentes já pode lavar, enxugar e guardar as vasilhas.
Filhos adolescentes também podem ser estimulados a preparar o próprio lanche, começando com coisas básicas como sanduíches fáceis.
Depois de assistir a um filme, comendo pipoca e tomando refrigerante, devem recolher copos, garrafas e a sujeira que cair no chão, deixando a sala outra vez em ordem.
Irmãos devem evitar brigas entre si dentro de casa, porque isto é muito estressante.
Os filhos devem olhar a mãe não apenas como mãe, mas também como mulher que tem direito de ter lazer, passear e curtir a vida.

MULHER

Sua rotina em casa é mais ou menos complicada, conforme o estilo de vida da família. A mulher que tem um bebê certamente tem mais trabalho, o que exige uma organização mais estrita. A que conta com uma boa empregada já pode ficar mais tranqüila. Neste caso, facilite o trabalho dela e o relacionamento, deixando bilhetes com orientações do que fazer, caso passe o dia todo fora.
Organize as tarefas domesticas, partindo de um planejamento semanal ou mensal. Por exemplo, lavar a roupa na segunda-feira, passar na terça, e assim por diante, evitando atropelos pelo acumulo de trabalho.
Tenha consciência em que haverá dias em que as coisas não vão sair como o planejado talvez seja preciso adiar uma ou outra tarefa para levar o filho ao dentista, por exemplo. Mas não seja radical diante de tal situação para não entrar em parafuso.
Não se estresse por querer que tudo o que faz saia perfeito ou que a casa esteja limpinha o tempo todo.
Seja flexível, desculpando seus próprios erros. Assim, será mais fácil desculpar os erros dos outros.
Faça da comunicação sua aliada. Seja franca quando não puder executar esta ou aquela e peça a ajuda do marido e dos filhos sempre que precisar.
Procure não ser tão imediatista. Saiba esperar pela ajuda do outro e não queira que executem determinada tarefa à sua maneira.
Deixe seu marido assumir a paternidade, dividindo com eles a responsabilidade com os filhos.
Não abra mão do seu lado mulher, busque o tempo, mesmo que mínimo, para fazer as coisas de que gosta. Observe e dê atenção a suas necessidade, cuide de si mesma, sinta prazer em viver.
Namore seu marido. Cultivar um relacionamento amoroso com o parceiro ajuda a evitar o estresse.

Nara de Los Angeles- Especial para O Popular
Fontes: Vera Lucia Morselle, psicóloga e professora da UCG, e Ana Maria Ferro, professora de Administração do Lar.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja