Mundo Mulher

Sono Tranquilo

Sono Tranquilo 26/09/2010

As artimanhas usadas pelas crianças na hora de dormir escondem diversas razões que explicam a negativa ao chamado dos pais. Ir para a cama, principalmente à noite, pode significar estar com medo, na avaliação da especialista em Psicopedagogia, Maria Irene Maluf. “Criança que vive burlando a hora de dormir, normalmente está insegura”, alerta a especialista.

Os medos podem ser apresentados de várias formas: medo do escuro e das figuras delineadas pelas sombras que se tornam verdadeiras na imaginação infantil, medo do assobio do vento, do ruído de passos dos vizinhos do andar de cima e medo até de não acordar no dia seguinte e não ver mais os pais.

Para aprender a reconhecer as manifestações do filho, e não confundi-las com ‘manha’, e oferecer segurança à criança, a psicopedagoga recomenda que aos pais estabeleçam limites. “A criança cresce saudável e segura quando entende que precisa ter um horário para acordar, tomar banho, fazer as refeições, ir ao parque, à escola, estudar, brincar e dormir um número de horas suficiente para que acorde bem e pronta pra mais um dia de descobertas e crescimento”, adverte.

Maria Irene sugere também alguns rituais que preparam a criança para o sono noturno:

- jantar antes dos pais
- tomar banho
- colocar o pijama
- escovar os dentes
- ouvir uma pequena história ou uma música calma
- ganhar alguns carinhos (sempre bem vindos)
- entrar na cama, acomodar-se, desligar o abajur...e dizer: boa noite, é hora de dormir!

Desta forma, agindo com carinho e firmeza, a especialista garante que os pais vão conseguir transmitir segurança ao filho, que poderá desfrutar de um sono tranquilo.

Fonte: Zero a Seis - Leia mais: http://www.zeroaseis.com.br

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja