Mundo Mulher

Vulnerabilidade do jovem para gravidez e DST´s

29/12/2010

O Instituto Kaplan desenvolveu uma pesquisa por amostragem com visitantes do espaço Catavento Cultural, em São Paulo, que participaram da oficina interativa Vale Sonhar nos meses de julho e agosto de 2010, com 1856 jovens, sendo 91% dos entrevistados adolescentes entre 13 e 18 anos e 65% do total ainda não tinham tido experiência sexual.

A oficina de prevenção de gravidez na juventude e DST, desenvolvida pelo Instituto Kaplan, é totalmente interativa. Os jovens respondem as perguntas sobre sexualidade e, conforme as respostas podem ou não se infectar ou engravidar. Esse é o termômetro do conhecimento do jovem sobre sexo.

Do total de 1.856 jovens, 31% dos adolescentes se mostraram vulneráveis a gravidez, porém 69% não engravidaram na dinâmica e indica conhecimento sobre métodos contraceptivos.

Também foi testada a vulnerabilidade para DST/Aids no labirinto do Catavento, e 40% dos participantes foram infectados, que indica desinformação ou a falta de entendimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

O estudo mostra que de 33% dos jovens sexualmente ativos, 9% não usaram camisinha na última relação sexual. Mostrou também que a fonte mais popular entre os jovens para obter é o posto de saúde. Deste resultado, os rapazes eram os que mais buscavam o preservativo gratuito.

            O Instituto Kaplan, que tem como objetivo desenvolver e disseminar metodologia para educação sexual, tem um serviço público de tira-dúvidas sobre sexo por email ou MSN – sosex@kaplan.org.br

 

Instituto Kaplan – www.kaplan.com.br

Fonte – Camila Macedo Guastaferro -  coordenadora de projetos

 

Vera Moreira - vera@veramoreira.com.br

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja