Mundo Mulher

A importância da amamentação no desenvolvimento orofacial da criança

06/08/2011 

 

É fato que a amamentação é a mais complexa forma de alimentação nos primeiros meses de vida do bebê, já que o leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos antibacterianos necessários.
 

No cuidado com o bebê, a médica Ieda Millas, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, chama a atenção para a importância do ato de sucção durante a amamentação natural.
 

Segundo ela, a sucção correta influencia no aperfeiçoamento da musculatura orofacial (lábios, língua e bochechas), levando futuramente à mastigação adequada, tonificação muscular oral e um padrão normal de respiração nasal.
 

“Essa estimulação motora oral realizada precocemente, obriga o bebê a realizar o exercício mais eficaz que é a sucção.”
 

De acordo com Ieda, a ação de mamar fornece o exercício necessário para um desenvolvimento mais adequado da mandíbula e dos maxilares, neste caso, diminuindo a necessidade futura de aparelhos ortodônticos, mais um cessário a um ,regi exerce sua liguagem oral. Paulista, alerta estimulando favoravelmente as funções da respiração, deglutição, mastigação e fonação (fala).
 

A especialista alerta que crianças que sugam chupeta, dedo ou mamadeira além de 1,5 ano de idade têm mais predisposição para deformidades como palato ogival, alterações ortodônticas, distúrbios de linguagem e alterações fonoarticulatórias, pois há uma diminuição da ação mandibular, prejudicando a tonicidade orofacial.
 

“É recomendado que a criança seja alimentada no seio, especialmente, nos seis primeiros meses e não se deve permitir a criança sugar o dedo desde os primeiros meses de vida”, comenta a médica.
 

 

Sobre o Hospital Paulista
 

Fundado em 1974, o Hospital Paulista ampliou competência para outros segmentos, durante sua trajetória, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, Halitose, procedimentos para Cirurgia Cérvico Facial, bem como Buco Maxilo Facial.
Em localização privilegiada (próximo ao Metrô Santa Cruz), possui 55 leitos e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, por mês: 600 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e Pronto Socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.
Referência em Otorrinolaringologia e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo à zero.
Dispõe de profissionais de alta capacidade, professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferece excelentes condições de suporte especializado 24 horas.
 

Soraya Simon - mailto:ssimon@acpcomunicacao.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja