Mundo Mulher

Culinária consciente na escola Lumiar

22/05/2012

Crianças colocam a mão na massa e aprendem a comer melhor em oficina aberta ao público


Todas as quinta-feiras de maio e junho, a partir das 10h30, crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos se encontram na escola Lumiar para aprender a elaborar receitas gostosas, naturais e nutritivas na oficina Culinária Consciente. Orientados pela naturóloga Juliana Maldonado, os encontros ensinam não só a cozinhar, mas também a prestar atenção nos próprios hábitos alimentares. As inscrições são abertas ao público e podem ser feitas até 30 de junho, na própria escola, ou depois das férias, a partir de 01 de agosto.
Segundo Juliana, quando as crianças participam da produção dos alimentos, elas passam a dar mais valor ao ato de comer e tornam-se mais abertas a experimentar sabores novos.  “Existe uma diferença entre apresentar o alimento pronto para a criança e mostrar o processo pelo qual ele passou até chegar à mesa. Prestar mais atenção aos aromas e às texturas de cada tempero traz uma visão diferente sobre a comida” explica.

A naturóloga também traz para as crianças discussões sobre a forma como os alimentos são plantados, seu desenvolvimento, o que são os agrotóxicos e o diferencial dos alimentos naturais. Ela pretende, inclusive, levá-los para conhecer um sítio de orgânicos até o final do semestre.

Os pequenos chefs já aprenderam a fazer brownie com ingredientes naturais, nachos com guacamole, sorvetes de diversas frutas, mousse de chocolate com abacate e até macarrão de palmito pupunha com extrato de tomate, entre outros. No final, crianças experimentam o que produziram.

A Ana Beatriz Cavalcante, de onze anos, por exemplo, não gostava de palmito nem pimenta. Mas depois de utilizar os dois ingredientes no macarrão de pupunha na oficina, experimentou o prato final e adorou. E a mãe dela, Luciana Cavalcante, comemora.

“É interessante porque ela tem a oportunidade de aprender algumas habilidades que a gente tem um pouco de receio de ensinar, como acender o fogo ou usar a faca. Além disso, apesar da nossa preocupação para que ela tenha uma alimentação diversificada, a Ana nunca foi acostumada a comer de tudo. Com a oficina, ela tem coragem de experimentar mais ”, finaliza.

Serviço
Oficina Culinária Consciente
Horário: das 10h30 às 12h
Custo mensal: R$ 90,00

Mais informações: 
Lumiar São Paulo
R. Bela Cintra, 561 - Consolação -  São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3256 7092
www.lumiar.org.br

Sobre a Lumiar

A primeira Lumiar nasceu em 2003, no bairro da Consolação, na capital paulista, um ano depois do empresário Ricardo Semler, junto com uma equipe multidisciplinar do setor da educação, criar a metodologia de ensino baseada em competências e habilidades. O sistema de educação da Lumiar contempla as áreas do conhecimento por meio de Projetos, Módulos de Aprendizagem e Oficinas. Em 2005, o modelo foi replicado em uma escola municipal de Santo Antônio do Pinhal, no Vale do Paraíba, e se tornou uma prova viva de como é possível transformar a rede pública de ensino.

Danielly Almeida - danielly.almeida@ogui.com.br


 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja