Mundo Mulher

Dente-de-leite

10/07/2012

O dente-de-leite é o terror de muitas crianças e para amenizar esse sofrimento preparamos um passo a passo, que vai desde o dente mole até a queda, com dicas para os pais lidarem da forma mais saudável possível com essa fase.
 
Quando o dente decíduo, também chamado de dente-de-leite está mole, provavelmente é sinal de que ele já está na hora de cair. A criança por vezes não permite que nada toque no dente molinho, não se alimenta direito e então vale à pena a intervenção dos responsáveis ou do dentista. De acordo com a Drª. Rosa Yana, Mestre em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo (UNICSUL-SP) não é indicada a dieta especial, pois o melhor é que o dente-de-leite caia no tempo certo, até por alguma ação mecânica. Na hora de arrancar o dente de leite, é fundamental se certificar de que ele realmente está seguro somente à gengiva e bem molinho, pois se não for a hora certa, talvez a criança não queira colaborar na próxima vez.
                
Lavar bem as mãos, passar um álcool gel, pegar uma gaze estéril que vende em farmácias e cotonete. Estas são as instruções necessárias para a extração! “Com a ajuda de um cotonete, coloque um gel que contenha anestésico tópico, também vendido em farmácia, ao redor do dente a ser puxado e não gere ansiedade a criança, apenas converse aos poucos e vá acalmando-a. Se você achar que não tem condições psicológicas e que vai estressar ainda mais a criança, leve-a ao dentista, será melhor para os dois. Mas se você se achar em condições de fazer a extração siga em frente!”, orienta a dentista.
                  
O próximo passo é colocar a gaze sobre o dente, abraçá-lo com o polegar + indicador (em pinça) e puxá-lo girando-o para os lados. O procedimento deve ser rápido e de forma segura, pois se a tentativa for frustrada, a criança irá desistir e será pior. É importante lembrar que os próximos ainda virão! “Se a criança topar, poderá ela mesma amolecer ao máximo o dentinho até retirá-lo, mas não sugiro fio amarrado em porta, em coleira de cachorro, etc., aconselha a Drª. Rosa”
 
E por fim, não há dieta a fazer, apenas fazer a criança ingerir algo gelado, que poderá ser água, sorvete... Oriente a criança a guardar os dentinhos e mostre que agora os que virão são definitivos e que todos devem ser bem higienizados!

 Drª. Rosa Yana, Mestre em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo (UNICSUL-SP)

Giulia Peluso - giulia.peluso@trevocomunicativa.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja