Mundo Mulher

Dicas para transformar seu filho em um leitor!

Joana Cabral

24/09/2012

Uma das maiores preocupações que nós, pais e mães, temos em relação a nossos filhos é com a educação. Mas onde começa a educação das crianças? Na escola? E, principalmente, quando termina?
A meu ver, a educação começa a partir do momento em que nossos filhos abrem os olhos e começam a “sentir” o mundo! E quando termina? Nunca! Você acorda,  dorme e o recheio desse dia é repleto de aprendizados, mesmo que a gente não esteja percebendo isso! E é exatamente nesse meio que a magia do livro pode entrar e o mais cedo possível!


A criança estimulada com a leitura apreende melhor as informações do seu mundo e torna-se um adulto muito mais crítico.
Minha experiência com a introdução do hábito da leitura no dia a dia de minha filha, de oito anos, é muito bem sucedida. Vou deixar aqui umas dicas para facilitar os pais nesse processo.
Acompanhe:


1 – Seja um leitor.
 
É certo que ensinamos muito mais com nossas ações do que com palavras. A pessoa que pretende estimular uma criança a ler, deve dar o exemplo primeiro. Compre livros que lhe agradem; comece a montar sua biblioteca e converse com seu filho sobre o quanto está aprendendo coisas legais com a leitura. Com certeza isso vai despertar-lo para a leitura

2- Compre livros de acordo com a idade de seu filho.
 
É importante que o livro seja de acordo com o seu interesse! Se ele ainda não foi alfabetizado, invista em livros com mais imagens do que palavras. Mas atenção, o texto faz parte da pré-leitura. Se tiver um gato no desenho, por exemplo, é muito bom que a palavra “gato” esteja junto à imagem, principalmente se a criança já estiver com mais de dois anos. Assim ela já vai assimilando o significante com o significado.

3- Presenteie sempre com um livro.

Quando for presentear seu filho, seja no aniversário, Natal, Dia das Crianças e outras datas comemorativas, compre sempre, juntamente com o brinquedo desejado, um livro. Escolha um livro lúdico, com sons, imagens animadas (pop-up). Assim, seu filho começará a pensar no livro como uma objeto que lhe dá prazer. E isso fica na memória afetiva para o resto da vida!

4- Livro para brincar.
 
Deixe seu filho brincar com o livro, abrir, pisar, puxar, experimentar. Essa é a melhor forma de “descobrir” o que o livro quer dizer. Portanto, é sempre importante que, se rasgar ou quebrar o livro, chamá-lo para consertar e aproveitar a oportunidade para introduzir o conceito de cuidados com nossos pertences, sejam eles livros, roupas, brinquedos...

5- Deixar os livros sempre ao alcance das crianças.
 
Faça prateleiras baixas, ao alcance da criança, de preferência junto com os outros brinquedos. Assim seu filho pode optar por brincar com o livro tanto quanto com o carrinho ou boneca.

6- Leia para seu filho.
 
Isso é praticamente uma lei! A leitura a dois é um momento mágico e a troca sempre é rica. Nessas ocasiões podemos trabalhar a compreensão do texto e estimular a criatividade. Um exercício bem prazeroso e facinho de fazer é o de, em uma segunda leitura de um livro, parar no meio da história e pedir para a criança inventar um final diferente! Você vai se surpreender!

7- Visite a biblioteca de seu bairro e/ou cidade.
 
O hábito de visitar bibliotecas familiariza a criança com o ambiente dos livros. Fazer uma carteirinha com foto é um acontecimento para eles! A partir daí cria-se a rotina de pegar e devolver livros. Muitas responsabilidades estão embutidas nessa prática. É uma delícia!

8- Leve seu filho para escolher os livros na hora da compra.
 
Levar as crianças às livrarias e deixar que escolham os livrinhos que querem é um ótimo exercício de introdução à leitura. A criança passa a avaliar os livros, as capas, o conteúdo, e tudo de forma bem intuítiva. É, também, uma ótima oportunidade de negociar o que pode se levar, o que é caro e a quantidade de livros que nosso dinheiro pode comprar naquele momento.

9- Faça com que seu filho dê livros de presente.
 
Estimule seu filho a presentear os amigos com livros. Vai ser divertido acompanhar as escolhas que ele fará a cada aniversário. Ele vai sentir orgulho de compartilhar preferências com seus coleguinhas . Sempre diga para o amigo que seu filho demorou muito para escolher aquele livro, que é o seu preferido, etc...

10 – Leve seu filho sempre a contações de histórias.
 
Uma ótima forma de conquistar as crianças de uma vez por todas para o mundo da ficção é levá-las a eventos de contação de história. Ao longo do ano há várias atividades de leitura com artistas, tapetes mágicos... São performances criativas e sempre com muita participação das crianças.
 
***

Divulgo estas dicas especialmente para o pré-leitor, a partir daí o universo dos livros infantis vai enriquecendo e ganhando cores maravilhosas.
Siga e crie as suas próprias inciativas para que seu filho conheça e nunca abandone a magia das histórias.

Joana Cabral é escritora - joanadcabral@yahoo.com.br


 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja