Mundo Mulher

Hábitos saudáveis desde cedo

Hábitos saudáveis desde cedo

Desde o início de sua vida, a criança já pode – e deve – aprender a cultivar hábitos saudáveis. Este é o conselho da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) para o Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 05 de agosto.

“Os pais devem incentivar seus filhos desde cedo a cuidar da própria saúde. Com a orientação de um pediatra, esta tarefa fica ainda mais fácil”, garante a Dra. Isabel Madeira, presidente do comitê de Pediatria Ambulatorial da Soperj.

Nos primeiros anos de vida, os cuidados são básicos e a criança depende inteiramente de seus pais para se alimentar, agasalhar e receber apoio em geral. “É a época das ações básicas: aleitamento materno, vacinação, tratamento de infecções respiratórias, diarréia e desidratação e acompanhamento do crescimento”, explica a Dra. Isabel.

Mas quando a criança entra em idade escolar já passa a não depender somente dos pais. “Surgem algumas atividades que devem ser incentivadas, como uma dieta saudável, prática de esportes e a prevenção do uso de drogas ilícitas e lícitas, como o álcool e o fumo. A criança passa a ter idade suficiente para aprender e entender o que é bom ou ruim para ela”, ressalta a pediatra.

Higiene

A criança deve saber, desde cedo, que há horários certos para as refeições e que não deve comer fora de hora. “Também não podemos esquecer de ensinar a nossos filhos os bons hábitos de higiene, como tomar banho todos os dias, lavar as mãos antes das refeições e cortar as unhas”, ensina a presidente do Comitê de Pediatria Ambulatorial da Soperj.

Os pais devem orientar seus filhos para procurar a ajuda de um adulto sempre que se acidentarem sozinhas. “Os adolescentes tendem a achar que são auto-suficientes, mas devem procurar o auxílio de um adulto. E é bom lembrar que medicamentos nunca devem ser tomados sem a orientação médica”, lembra a Dra. Isabel.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja