Mundo Mulher

Cuidados com as Crianças no Verão

Verão, época tão esperada por todos, onde os dias tornam-se mais longos e aproveitamos as altas temperaturas para gozarmos de passeios, praias, piscinas e outros lazeres dos quais as crianças esperam durante todo o ano. Mas é nesta época de férias que as crianças precisam de cuidados redobrados para curtir o sol.

O sol é benéfico à saúde, e todas as crianças devem tomar sol, entretanto existem algumas regras a serem seguidas para evitar as conseqüências que a exposição errada e excessiva podem ocasionar. Bebês menores de seis meses devem ser mantidos fora do sol durante o lazer, assegurando inclusive a utilização de sombrinhas e carrinhos com proteção durante seus passeios. As crianças maiores de seis meses devem fazer uso de bloqueadores solares, com fator de proteção sempre acima de 30 – FPS, lembrando que a sua aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol, e a reaplicação do filtro solar a cada duas horas, principalmente nas crianças que forem à água ou transpirarem muito.

A pele é o maior órgão do corpo humano, e conseqüentemente o que mais sofre pelas radiações emitidas pelo sol. Algumas conseqüências das radiações ultravioletas podem variar de queimaduras e fotoalergias em um curto intervalo de tempo até envelhecimento precoce e alterações celulares predispondo ao câncer de pele, haja vista que os efeitos das radiações são acumulativos durante a vida. Portanto evite o sol entre as 10 horas da manhã e 16 horas da tarde. Devemos lembrar que em dias nublados os raios solares ainda oferecem perigo, e mesmo as crianças na sombra podem receber a luz refletida na água, paredes, pisos e areia da praia, portanto somente um guarda sol não significa proteção. Muitas pessoas esquecem de outras partes do corpo, como os lábios e os olhos, que também merecem atenção.

Com a alta temperatura, as brincadeiras que quase sempre exigem muita atividade física acarretam uma intensa sudorese, portanto as roupas serão as mais confortáveis possíveis, dando preferência as de algodão finas que permitem a evaporação do suor. Associado a isso, a perda de líquidos e minerais é intensa pelo corpo das nossas crianças, assim é importante repor todo esse líquido. Deve-se dar preferência aos alimentos de fácil digestão, como verduras, frutas, legumes e carnes magras. Com essa descontração de férias o descuido com os alimentos ingeridos fora de casa podem levar a certas conseqüências como as diarréias e vômitos. Dê preferência aos alimentos feitos em casa. Uma boa pedida é os lanches naturais. Lembrem-se: abuse dos sucos de frutas.

É no verão que os índices de acidentes aumentam, assim, a sua prevenção também é nossa responsabilidade. A utilização de coletes salva-vidas e bóias sempre é um fator de segurança indispensável ao entrar no mar ou piscinas. Mas principalmente, nunca deixe crianças brincarem sozinhas perto da água, sem a presença de um adulto.

Se todos nós seguirmos esses cuidados básicos, teremos um verão com mais saúde e tranqüilidade, pois todos queremos dar as crianças férias inesquecíveis de alegria e curtição.

Joni Sostizzo - Pediatra para a Revista Manuela: www.revistamanuela.com.br
CRM 9253/SC

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

 


   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja