Mundo Mulher

Lanchonetes agravam asma em crianças

Dietas ricas em comidas industrializadas, como as oferecidas em lanchonetes, podem ser responsáveis pelo rápido aumento de asma e alergias em crianças, alertam cientistas da Escócia e Arábia Saudita em pesquisa publicada na revista médica Thorax, na semana passada.

"Esse estudo sugere que alguns fatores presentes na dieta consumida na infância têm influência relevante para determinar a manifestação da doença," disseram os pesquisadores. "A freqüência com que se come em lanchonetes estava significativamente relacionada aos casos.

"A pesquisa concentrou-se em comunidades na Arábia Saudita onde o estilo de vida e incidência de alergia diferem significativamente. Comparando as crianças com asma e outras sadias, constatou-se que as que consumiam menos vegetais, leite, vitamina E e minerais tinham maior probabilidade de ter a doença.

As crianças com dietas pobres em vegetais e vitamina E tinham três vezes mais probabilidade de desenvolver sintomas asmáticos do que outras em relação a fatores como tamanho da família, situação social, fumo entre os pais.As crianças mais expostas ao risco vivem em regiões urbanas, como Jeddah, onde a dieta pobre está associada a disponibilidade de "junk food", isto é, lanches rápidos industrializados e pobres em nutrientes.

"Com a prosperidade e exposição comercial aumentando, há um influxo nas últimas três décadas de alimentos preparados e congelados no estilo ocidental," disseram os cientistas.

Dieta

As crianças rurais, que se alimentam com a tradicional dieta árabe de leite de vaca e de cabra, carneiro, arroz, vegetais, frutas, damascos e galinha, tinham menos risco de sofrer a doença.

Estudos anteriores estabeleceram ligação entre asma e dieta. Um aumento acentuado de incidência da doença na Escócia correspondeu ao declínio da quantidade de fruta e vegetais frescos consumidos pela população nos últimos 30 anos.

Asma, a doença crônica mais comum na infância, é uma das que mais cresce, com incidência aumentando em até 50% a cada 10 anos. Calcula-se que cerca de 150 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem da doença.

A doença causa a inflamação de pequenos tubos que carregam o ar para dentro e fora dos pulmões. Fatores como resfriados, fumaça de cigarro, poeira e animais podem causar um ataque de asma.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja