Mundo Mulher

Planejando a Vinda do Bebê (Parte 1)

Planejando uma nova vida

Provavelmente nenhuma outra decisão na vida de um casal exija tanto planejamento como a de ter um filho. É hora de fazer uma séria avaliação tanto do seu estilo de vida como do seu parceiro e, assim, garantir que ambos estejam bem preparados fisicamente e psicologicamente. O ideal, segundo os especialistas, é que esta análise seja feita, no mínimo, um mês antes da gravidez.

Sua saúde

Ter um filho saudável requer ter uma gravidez longe de substâncias ou ambientes prejudiciais à saúde, como o cigarro e bebidas alcoólicas. Se o casal for fumante, esta é uma ótima oportunidade para abandonar este péssimo hábito. O perigo do fumo para a grávida já está mais que comprovado: retarda o crescimento do feto, limita o suprimento do oxigênio, pode causar nascimento prematuro e ainda aumenta as chances de complicações durante o trabalho de parto. Os mesmos problemas também podem acontecer com os fumantes passivos.

Consumir bebidas alcoólicas é outra atitude que deve ser evitada. A ingestão de álcool deve ser limitada a não mais que dois drinques por semana e sempre durante as refeições. Se você beber álcool freqüentemente enquanto estiver grávida, o risco de um aborto aumenta. Já os homens que bebem com muita freqüência têm uma contagem de espermatozóides menor.

Dieta adequada

Fique de olho no seu cardápio. Reduza a ingestão de alimentos com muita caloria e pouco nutrientes, a exemplo dos que contêm muita gordura e açúcar. Complemente sua dieta com alimentos que contenham ácido fólico (vegetais de folhas verdes, laranjas e grãos de leguminosas).

Excesso de peso pode ocasionar problemas durante a gravidez. Da mesma forma, estar abaixo do peso pode afetar seu ciclo reprodutivo e, portanto, suas chances de concepção. Pergunte ao seu médico qual é o seu peso ideal e, atingindo-o, procure mantê-lo estável. Nunca faça regime durante a gravidez, pois você e seu bebê estarão deixando de receber nutrientes essenciais para o desenvolvimento físico e mental.

Fique longe destes alimentos:

Com “calorias vazias”, ou seja alimentos ricos em gordura e açúcar, mas pobres em nutrientes; Queijos cremosos, leite não pasteurizado, salada de repolho cru pronta e patê podem conter a bactéria listeria, causadora da listeriose. Esta doença pode resultar em aborto ou em natimorto; Carnes cruas ou pouco cozidas podem causar toxoplasmose, uma doença que pode causar lesão cerebral e cegueira no feto;

Emocionalmente pronta

A gravidez, a chegada de uma nova vida bem como a paternidade são experiências que certamente irão provocar várias mudanças no seu relacionamento com a sua família e, principalmente, com seu parceiro. Enquanto grande parte dos pais fica deslumbrada com a emoção de ter um bebê, outros podem ficar angustiados demais, ressentidos e até mesmo sofrer de depressão. Uma ótima dica para os futuros pais é aproveitar o período anterior à concepção para conversar sobre as transformações que vão ocorrer e os prováveis desafios que surgirão. É o momento de pegar todas as dúvidas ou inseguranças para serem discutidas.

Organizando as finanças

Sem qualquer sombra de dúvida ter um filho vai aumentar consideravelmente suas despesas. Além da compra de roupas e equipamentos para o bebê, você terá de incluir no orçamento despesas com férias, creche e mantimentos domésticos adicionais. O aumento imediato dos gastos poderá vir acompanhado de uma perda ou declínio da renda durante e após a gestação.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja