Mundo Mulher

Planejando a Vinda do Bebê (Parte 10)

Semana 7

Cinco semanas após a concepção, a parede do seu útero ficará mais suave para permitir que o blastócito se implante firmemente. Outra mudança interna é o espessamento do muco cervical, que coagula para formar um tampão no canal cervical. Isso garante que ele fique fechado durante a gravidez, separando o útero do mundo exterior. O tampão mucoso será expelido antes do trabalho de parto, quando seu colo uterino começar a dilatar.

Nesta semana ocorrem mudanças no corpo, no rosto e nos membros do seu bebê. O trato digestivo embrionário está começando a se formar, com o intestino grosso já presente. A forma da cauda ainda pode ser vista claramente, mas irá desaparecer na semana 10 ou 11. Os pulmões embrionários também estão se desenvolvendo. O cordão umbilical está crescendo à medida que a placenta amadurece.

Agora o rosto já tem os contornos, com pouca pigmentação na íris dos olhos e uma perfuração na boca. Pequenas narinas também começam a aparecer. Apenas uma semana após a formação dos brotos dos membros, o braço começa a se diferenciar nos segmentos da mão e do ombro.

Cuidados pré-natal

Por volta da 12ª semana de gravidez, você deverá fazer o seu primeiro check-up pré-natal. Depois, os exames passam a ser mensais até a semana 28. Então, eles se tornam mais freqüentes; duas vezes por mês até a semana 36, e uma vez por semana até o parto. As visitas ao médico poderão ser intensificadas de acordo com o seu histórico.

Na sua primeira visita ao médico ou à uma clínica de saúde, você será questionada sobre seus antecedentes médicos e seu histórico familiar. É a época de você escolher como quer dar à luz. Seu médico irá fazer alguns exames, como palpar seu abdômen, auscultar seu coração e tórax e lhe pesar. Nas visitas seguintes, o seu progresso e do seu bebê serão registrados em uma ficha de acompanhamento. Lembre-se sempre de levar esta ficha toda vez que você for fazer um check-up.

Você poderá precisar ficar na sala de espera até ser atendida. Procure fazer amizades com as outras mães que também estão aguardando ou leve um livro para ler. Isso ajudará a passar o tempo. Nunca falte a uma consulta pré-natal, pois é vital que sua gravidez seja monitorada para garantir um bebê saudável e um parto seguro.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja