Mundo Mulher

Planejando a Vinda do Bebê (Parte 13)

A gravidez pode deixá-la ainda mais bonita: pele macia; cabelos e olhos brilhantes. Mas não é por isso que você pode descuidar se sua beleza. Pelo contrário, é hora de redobrar os cuidados com a aparência, pois o alto índice de hormônios pode resultar em mudanças indesejáveis. Por isso, vale a pena seguir algumas dicas importantes de estética.

Cabelos

Durante a gravidez, eles tendem a ficar mais espessos e brilhantes, devido ao aumento de estrógeno. É aconselhável evitar o uso de secadores e tinturas. Procure lavá-los diariamente para retirar o excesso de oleosidade.

Pele

A pele do corpo tem a tendência de ressecar, exigindo assim uma hidratação constante. Já a pele do rosto fica mais oleosa, precisando ser limpa com mais freqüência e umedecida com cremes leves. Você pode utilizar máscaras faciais caseiras, de frutas. Para suavizar os olhos inchados, use saquinhos de chá ou fatias de pepinos.

Manchas

Pode ser que apareçam manchas escuras em sua testa, pescoço e nariz. Produtos cosméticos especialmente desenvolvidos para marcas de nascença ajudarão a disfarçá-las. Use sempre protetor solar.

Estrias

Não dá para evitá-las, mas hidratantes fortes, como manteiga de cacau, óleo de amêndoas e sementes de uvas, são bons e podem ajudá-la a se sentir melhor. Lembre-se que o ideal é engordar até 12 quilos.

Varizes

Para controlar veias varicosas, observe seu peso, utilize meias elásticas, evite ficar muito tempo em pé ou sentada e, sempre que puder, coloque as pernas para cima.

Seios

As alterações hormonais da gravidez tornam os seios grandes e firmes. Contudo, após o parto, eles tendem a ficar flácidos. É importante usar sempre sutiã com alças largas e com boa sustentação. Os exercícios localizados são indispensáveis.

Celulite

A retenção de líquidos devido ao aumento de progesterona e estrógeno faz com que o corpo sofra um acúmulo de toxinas causando a celulite. Procure controlar o peso, aplique cremes massageando o corpo e tenha uma alimentação saudável. Não descuide dos exercícios, que são muito importantes.

Gengivas sensíveis

As modificações hormonais da gestação deixam sua gengiva mais sensível e, por causa da pressão sangüínea alta, elas ficam mais propensas a sangrar. Portanto, você poderá ter uma infecção. Tenha uma dieta rica em cálcio, vitaminas C e D e proteína. Visite o dentista, mas informe-o que você está grávida para que nenhuma radiografia seja realizada.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja