Mundo Mulher

Planejando a Vinda do Bebê (Parte 17)

A gravidez na 13ª semana

Este fase da gestação é de muitas vitórias. Deve haver um fluxo estável dos hormônios da gravidez na sua corrente sangüínea, ao qual seu corpo irá se adaptar logo. O mal-estar matinal, provavelmente, deve parar, bem como outros sintomas desagradáveis comuns no início da gestação. A irritabilidade deve começar a diminuir. Sentimentos de ansiedade tendem a ficar menor, pois os riscos do aborto se reduzem.

Na 13ª semana, o bebê mede, dos pés à cabeça, aproximadamente 65-78 mm e pesa em torno de 14-20 g. As pálpebras dele se encontram e se juntam e não irão se abrir outra vez pelos próximos quatro meses. Ele pode começar a "chupar" o polegar, pois seus braços já têm o comprimento necessário para alcançar a boca. Usar a palavra chupar é só uma expressão, pois na verdade o bebê ainda não pode propriamente chupar - ele apenas leva o polegar à boca.

O tecido que vai formar os ossos do seu bebê está começando a se desenvolver, principalmente ao redor da cabeça e dos membros, e algumas costelas são discerníveis. O nariz e o queixo começam a se tornar proeminentes.

Nas próximas semanas seu bebê já estará copiando algumas funções de "gente grande". Seu peito poderá se mover simulando a respiração e ele engolirá pequenas quantidades de líquido amniótico, o qual excretará como urina.

Sua placenta supre a maior parte da necessidade de nutrientes, oxigênio e de eliminação de resíduos do seu bebê, embora o líquido amniótico seja importante nos meses posteriores. Na semana 13 de gravidez, a placenta está bem desenvolvida e assume a produção de hormônios dos seus ovários. Os hormônios que irá produzir (principalmente progesterona e estriol) têm um papel fundamental para manter sua gravidez e induzir as mudanças necessárias no seu corpo.

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja