Mundo Mulher

Planejando a Vinda do Bebê (Parte 24)

Prepare-se para amamentar

O leite materno vai suprir seu bebê com a quantidade certa de nutrientes, ideal para o começo da vida. Embora seja uma experiência natural, é indicado que a futura mamãe se prepare para aproveitar melhor o gesto.

A confiança tem papel fundamental em uma amamentação de sucesso. Portanto, passe uma parte de sua gravidez aprendendo o máximo que você puder sobre o assunto. Converse com outras mães que amamentam seus filhos ou contate uma organização de amamentação. Suas aulas de pré-natal também podem te ensinar técnicas de amamentação.

Durante a gravidez, o mamilo e auréola quase dobram de tamanho e se tornam mais escuros. As pequenas glândulas ao redor da auréola, chamadas de tubérculos de Montgomery, começam a emitir secreção. Estas secreções são antibactericida e mantêm o mamilo úmido, preparando-o para a amamentação. Não é preciso, contudo, utilizar sabão nos seus seios, pois ele lava a secreção natural e pode secar os mesmos.

Independente do tamanho ou formato de seus seios e mamilos, seu bebê será capaz de abocanhá-lo e de conseguir leite suficiente. Mas, se seus mamilos não se projetarem para fora quando você pressionar suavemente atrás deles, seu filho terá dificuldades em sugá-los para o fundo da boca enquanto estiver mamando.

Em algumas mulheres os mamilos invertidos se corrigem sozinhos no final da gravidez, mas, para ter certeza, é bom que você os treine para a amamentação.

Você pode usar no sutiã proteções de plástico especial para os seios. O buraco no meio da proteção se encaixa sobre seu mamilo. A pressão constante que essas proteções criam atrás dos mamilos irão fazer com que eles se projetem para fora em breve. As proporções de seios podem ser utilizadas a partir da metade da gravidez e estão a venda na maioria das lojas para gestantes.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja