Mundo Mulher

Planejando a Vinda do Bebê (Parte 26)

Planejando a vinda do bebê

Mexeu!!! Finalmente você sentiu o seu filho se mexendo dentro do útero. Este é um dos momentos mais emocionantes. Principalmente quando é a primeira gestação, a mulher costuma ficar na dúvida se o que sentiu foi de fato o neném mexendo ou se são gases ou coisa parecida.

O mais comum é que a mulher comece a perceber os movimentos entre o 4º e o 5º mês de gravidez e um pouco mais cedo nas gestações subseqüentes. Na verdade, há movimentos desde as primeiras semanas, como os equipamentos de ultra-sonografia comprovam.

Para o homem, também é emocionante ver, o que dá uma sensação mais real da existência do filho neste período em que ainda não é possível senti-lo através do ventre materno. Já a mulher quando sente o neném mexendo tem a certeza de que ele está bem, vivo.

À medida que a gravidez avança, os movimentos são percebidos com maior freqüência e intensidade. Quando conseguem captar os movimentos do filho, os homens sentem que estão participando realmente da gestação, colocando a mão na barriga da mulher.

Aproveite os momentos de movimento do bebê para interagir a família. Caso tenha outro filho, chame-o para sentir o irmãozinho que vai chegar. Estimule a comunicação entre o neném e toda a família.

Os movimentos do bebê servem ainda para levantar hipóteses entre os familiares. Muitos pais acham que se o filho mexe demais na barriga vai ser irrequieto, agitado. Quando o neném chuta muito a barriga, tem até quem arrisque dizer que ele será um grande jogador de futebol.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Os pais apenas tendem a formar uma imagem do filho através de seus próprios desejos e necessidades. Por isso, é bom ficar atento para, no futuro, respeitar os anseios da criança.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja