Mundo Mulher

Planejando a Vinda do Bebê (Parte 30)

Planejando a vinda do bebê

À medida em que se aproxima o final da gravidez, é comum que a gestante sinta dores nas costas. Isso ocorre porque os ligamentos e os músculos de sustentação das suas costas relaxam e se afrouxam, visando se preparar para o rigoroso trabalho de parto. Você também poderá desenvolver veias varicosas.

Neste período, a média de peso que as mulheres costumam ganhar é de 8,6 kg. Esse ganho é formado pelo bebê, placenta, líquido amniótico, seios e o grande útero aumentados, além do aumento no volume de sangue, o armazenamento de água, proteínas e gorduras.

Caso o seu bebê nasça prematuramente, as chances de sobrevivência são maiores na semana 31, pois há um maior desenvolvimento do pulmão. Embora as ramificações e as bolsas de ar do pulmão dele já estivessem presentes nas semanas anteriores, eles não podiam inflar apropriadamente se você desse a luz.

Agora as bolsas de ar desenvolvem um revestimento de células epitelitais que secretam surfatante. Essa substância, de nome estranho, impede que as bolsas colapsem quando o bebê sair do útero, possibilitando que ele leve ar ao pulmão e respire apropriadamente.

Quase 500 ml do seu sangue está correndo através da parede uterina no local da placenta, onde as suas veias estão em íntimo contato com os capilares da placenta que transportam o sangue do bebê. Embora o seu sangue nunca se misture com o dele, eles são separados apenas por uma parede fina - a barreira placentária - através da qual água, nutrientes e excrementos são trocados, a ama taxa de aproximadamente 10 ml por segundo. Seu bebê também ingere água ao engolir líquido amniótico, no qual ele também urina.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja