Mundo Mulher

Filhos em Novas Relações Afetiva dos Pais: Crescimento ou Sofrimento

A união de duas pessoas exige muita paciência, pontos comuns e divergentes, capacidade de consenso, dedicação e principalmente o respeito as diferenças individuais; em se tratando de união de famílias com filhos advindos de relações , casamentos anteriores é que " as vezes" surgem os conflitos :

Os pais encontram a perspectiva de recomeçar nova união amorosa com o objetivo de sanar os erros do passado e vivenciar de corpo e alma um novo amor.

Até aí tudo bem !!!! a dificuldade inicia-se com o encontro dos filhos com o novo(a) companheiro (a) que muitas vezes não está autorizado "aos olhos dos filhos" a ocupar o místico lugar de mãe e de pai , sem contar com os novos irmãos não previstos.

Uma nova união para se concretizar passa com certeza pelo ajuste familiar ,são formas diferentes de educação, hábitos, limites que se encontram; como lidar com esses aspectos sem minar a tão desejada relação amorosa e ficar a vontade na relação com os filhos?

A princípio uma boa dose de compreensão de ambos, a aceitação incondicional dos filhos do companheiro pois como diz aquele velho ditado "..quem meus filhos beija, minha boca adoça", nem tudo são flores... surgem os conflitos advindos das diferenças entre os filhos, a dificuldade de aceitação de uma nova forma de vida dos pais, e o mais difícil para os filhos uma nova figura de autoridade a ser respeitada.

Segundo as estatísticas a maioria dos segundos casamentos, não resistem aos problemas gerados pelo encontro das famílias de cada cônjuge, como fazer ? abrir mão do novo amor ? as vezes é o único caminho que muitas pessoas encontram em oposição a tentativa de lidar com as dificuldades inerentes a esse processo de fusão familiar.

A principal ferramenta de trabalho na edificação desse novo contexto familiar é acolher o outro como seu próprio filho, com suas imperfeições, ansiedades, medos, inseguranças e por que não dizer com as qualidades existentes que nesse momento deverão ser ressaltadas.

Problemas, enfrentamentos, existirão e o maior desafio que o amor impõe é o da paciência, palavra de ordem para a superação das diferenças na formação de um novo núcleo familiar pautado no respeito e na compreensão, afinal : quem ama cuida ..... das diferenças , da relação na sua totalidade, ou seja dos filhos + filhos.

Mara Cristina Suassuna Costa
Psicóloga Clínica e Organizacional
Clínica: Espaço de Ser
Endereço: Rua 128 ,50 Setor Sul - Goiânia - GO

Fones: 281-6069/281-6452/915-5879.

Graduada pela Universidade Católica de Goiás
Pós -Graduada em Administração de Empresas pela FAAP-SP
Especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso - Universidade Federal de Goiás-UFG
Especializanda em Obesidade e Transtornos Alimentares CEPSIQ/USP Consultora Organizacional
Psicóloga - CRP 02320/9


O material enviado pelos colaboradores são de inteira responsabilidade dos mesmos.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja