Mundo Mulher

Brincadeiras de Criança

Brincadeiras de Criança Consulte Aqui Nosso Arquivo de Matérias


Brincadeira de Criança

Mais do que coisas materiais, o seu filho precisa de sua atenção. Por isso, é bom diminuir o ritmo de trabalho (caso trabalhe fora de casa) e dedicar algumas horas do dia ou da semana para brincar com os baixinhos.

Comece perguntando o que ele gostaria de fazer com você. A resposta dele pode ser uma surpresa de tão simples. Muitas vezes, para ele um passeio pela praça a pé ou de bicicleta já é muito, garantem os psicólogos.

A seguir uma série de brincadeiras muito saudáveis para você fazer com os seus filhos. Boa diversão!

Montando brinquedos
Embora um pouco esquecidos, os kits de montar são uma das melhores opções para quem quer presentear e participar da brincadeira. Ajudar a criança a montar um aviãozinho ou uma casinha é uma boa forma de entretenimento.

Ler em voz alta
A leitura jamais pode perder espaço na vida de uma criança, já que, entre outras vantagens, desenvolve a imaginação. Contudo, atualmente é muito raro encontrar um pequeno que goste de ler. Leia alguns contos (comece pelos menores) e depois peça para seus filhos criarem uma história.

Teatrinho
Comprar personagens de fantoches, além de custar pouco, é diversão na certa. Faça da mesma forma que nas historinhas. Você pode lê alguma coisa e depois pedir para elas encenarem ou então deixar o tema livre. Improvise um palco, a platéia e tenha uma boa encenação.

Passear no parque
Um passeio no parque pode trazer grandes novidades. Você pode enriquecer a caminhada, por exemplo, mostrando às crianças as plantas e animais existentes no trajeto. Terão a oportunidade de bater papo e você poderá descobrir como está o estado psicológico dos seus filhos.

Passa-anel
Tudo o que você precisa é um anel e uma turminha de crianças. Alguém começa a passar o anel. A criança finge que está passando em todas as mãos e depois escolhe alguém para adivinhar com quem está o anel. Se a pessoa acertar, é o novo passador. Se errar, quem está com o anel inicia outra rodada.

Cabra-cega
Para essa brincadeira dar certo, você precisa delimitar um pouco o espaço. Combine com as crianças até onde vale correr e depois escolha uma delas para começar a ser a cabra-cega, que ficará com os olhos vendados. Use um lenço ou até mesmo uma bandana. Quando começar a brincadeira, ela precisa agarrar alguém que será a nova cabra-cega. Prepare-se fisicamente para tanto pa agitação!

Cabo-de-guerra
Reúna uma turma grande de crianças e pegue uma corda. Divida o grupo em dois, faça uma linha no meio e comece a brincadeira. A turma que conseguir puxar o outro grupo para além da linha marcada, vence a brincadeira. Para participar, fique você de um lado e coloque mais um adulto do outro.

Dança das cadeiras
Essa brincadeira é um clássico entre a meninada e até entre os adultos. Serão necessários um aparelho de som e algumas cadeiras. Ligue a música, conte as crianças e faça uma fileira de cadeiras com uma a menos do que o número de participantes. Quem não conseguir sentar na hora que a música parar fica de fora. A cada nova rodada tire uma cadeira. Brinque até sobrar apenas o vencedor.

Caça ao tesouro
Nada melhor do que organizar uma gincana durante um piquenique. Você precisa montar um tesouro (pode ser uma caixa de sapato cheia de doces, balas e bolachas) e depois espalhar um monte de pistas para as crianças conseguir achá-lo. Divida o grupo em dois e dê a largada. Nessa brincadeira você vai ajudar as crianças a interpretarem as pistas e, principalmente, evitar confusões.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja