Mundo Mulher

Papai Diz Sim, Mamãe Diz Não!

 

Posso brincar na casa do meu amiguinho? O pai diz sim e a mãe diz não. É incrível como uma pergunta tão simples pode levar a criança a viver um dilema: obedecer a quem? Essa ambigüidade é muito comum nas famílias em decorrência da falta de diálogo dos pais, o que só confunde os filhos, afirma a psicóloga e mediadora familiar Graziela Zlotnik Chehaibar.

O diálogo entre os pais facilita as decisões consensuais, que, por sua vez, constroem caminhos onde os limites são percebidos com clareza pelos filhos. Se houver ambigüidade nas decisões, a criança perceberá que pode manipular as respostas que recebe, aumentando o desentendimento na família, diz a psicóloga.

Segundo a especialista, inicialmente os filhos ficarão na dúvida sobre a quem devem obedecer. Com o passar do tempo, na medida em que crescerem e passarem a entender o ponto de vista de cada um, os filhos irão aproveitar essas diferenças em seu favor.

Graziela enfatiza que a responsabilidade pela educação dos filhos é do casal. Um diálogo aberto, em que cada um expõe o que acha bom ou ruim para o filho, facilita o entendimento. “Caso a decisão de um seja diferente da decisão do outro, os pais devem dizer aos filhos o que cada um pensa, de forma clara, para que eles percebam que as diferenças existem e que, quando legítimas, podem ser assimiladas e respeitadas."

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja