Mundo Mulher

A importância do projeto pedagógico para o desenvolvimento das crianças

 

18/06/2009

Durante o período da Educação Infantil, a criança estabelece toda a base do seu desenvolvimento motor, intelectual e social. A aprendizagem surge da descoberta e da curiosidade natural do indivíduo pelo mundo que o cerca. Portanto, a criança precisa de condições para experimentar, criar, construir e expressar-se livremente.

 

O Colégio Itatiaia - tradicional escola paulistana que há 29 anos trabalha com crianças e adolescentes do berçário ao ensino fundamental - baseado em sua própria filosofia e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais, trabalha de forma a tornar tudo isso possível.

 

Professores experientes e especializados fazem com que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos, respeitando os alunos como indivíduos únicos, estimulando suas habilidades e competências para que, além de aprender, possam tornar-se pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e felizes.

 

Todos os projetos pedagógicos são conduzidos com muita seriedade pelos profissionais do Itatiaia, porém, alguns merecem destaque maior, por sua particularidade e importância no desenvolvimento dos alunos. Confira alguns deles:

 

Projeto Semana da Criatividade: tem como proposta utilizar um material inusitado, para que a atividade feita ou o produto final também sejam originais. O objetivo é fugir da idéia comum e propor um grande desafio tanto para os alunos como para os educadores.  Durante o mês de festas juninas, por exemplo, a proposta é trabalhar na criação de objetos utilizando como matéria-prima apenas palha e milho. Segundo a Coordenadora Pedagógica, os trabalhos feitos anteriormente (com tecidos e contas coloridas) tiveram ótimos resultados e pais e filhos adoraram.

 

Projeto O mundo dos Esportes: além de desenvolver o trabalho em equipe, respeito ao próximo, conhecer as regras e ter disciplina para lidar com as perdas e frustrações, o projeto propõe conhecer e explorar o mundo dos esportes, desde os mais populares aos menos conhecidos, estudando as regras e características gerais. Um das visitas programadas é para uma academia de ginástica, para as crianças poderem vivenciar os esportes trabalhados por lá como natação, musculação, entre outros.

 

Projeto Sítio do Pica Pau Amarelo – o objetivo desse projeto é apresentar aos alunos a literatura de um dos maiores escritores brasileiros - Monteiro Lobato - e através dele levar às crianças as riquezas de nossa cultura. Apesar do Folclore ser comemorado somente no mês de agosto por grande parte das escolas, os alunos desenvolvem trabalhos durante o ano todo, trabalhando as características de cada um dos personagens principais. Um dos passeios mais encantadores é o Sítio do Pica Pau Amarelo e Reino das Águas Claras, em Taubaté, quando os pequenos conhecem mais detalhadamente as maravilhosas histórias que encantam gerações.

Projeto Circo – o circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, que encanta crianças e adultos. Trabalhar a valorização da arte circense é um dos temas que está sendo desenvolvido com turmas de idade bem pequena (dois anos), por isso, é trabalhado de forma mais simples, explorando o vocabulário específico, ensinando palavras novas sobre o assunto e exploração de imagens fáceis, para explicar um pouco das características do circo. Um dos pontos mais importantes da tarefa é conscientizar os alunos sobre a questão de não usar animais no circo.

 

Estes e outros projetos auxiliam a compreensão dos alunos, que aprendem de maneira lúdica e divertida.

Mais informações: www.colegioitatiaia.com.br 

  Natália Prieto -lucky@luckyassessoria.com.br

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja