Mundo Mulher

Ansiedade dos pais pode piorar o sono dos bebês

21/09/2009

Se um bebê dorme mal, é bem provável que a culpa seja dos pais. A declaração polêmica é dos médicos israelenses Liat Tikotzky e Avi Sadeh, que acompanharam os padrões de sono de 85 famílias com filhos pequenos. O estudo, publicado na revista "Child Development" deste mês, mostra que quanto mais a mãe ou o pai tentam fazer o filho parar de chorar, mais tempo a criança levará para voltar a dormir e pior será sua qualidade de sono nos dois primeiros anos de vida.

De acordo com os pesquisadores, pais que acreditam que seus filhos precisam de colo toda vez que choram à noite costumam ser mais ansiosos do que os que acreditam que os bebês podem voltar a dormir sem nenhuma interferência dos adultos. Segurar o bebê no colo, tentar alimentá-lo fora do horário programado ou deixá-lo dormir na cama são alguns dos fatores que agravam a qualidade do sono de toda a família, alertam os israelenses.

"Crianças que recebem muita atenção dos pais quando acordam continuam não dormindo a noite toda depois que completam um ano", escrevem Liat Tikotzky e Avi Sadeh no artigo. Estudos indicam que, no primeiro ano de vida do bebê, os pais costumam passar o equivalente a dois meses em claro. Dormir pouco após o nascimento do bebê aumenta as chances de depressão pós-parto na mãe.

Os pais nunca devem deixar de verificar se o bebê está bem, dizem os pesquisadores. "Porém, eles devem deixar espaço para os bebês voltarem a dormir sozinhos, já que muitas vezes despertam quando se mexem ou sonham", completam.

Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja