Mundo Mulher

A importância de contar histórias

A importância de contar histórias

 04/11/2009

Saiba como a prática da leitura a dois pode contribuir na educação de seu filho e torná-lo um devorador de livros

 O contato com os livros e o hábito da leitura é um “exercício” que deve ser despertado na criança desde cedo, mesmo que ela não esteja alfabetizada. Embora não compreenda o significado de algumas palavras e muitas vezes não capte totalmente a mensagem da história, sua percepção começa a mudar e a curiosidade também vai aumentando.

Infelizmente, com a correria do dia a dia torna-se cada vez mais difícil reservar um tempinho para contar histórias, mas os pais devem saber que mesmo 15 minutinhos por dia já faz muita diferença no processo de aprendizado do filho. Ouvindo histórias diariamente, a criança começa a adquirir o gosto pela leitura, amplia seu vocabulário e desenvolve a linguagem e o pensamento. Além disso, as histórias também estimulam a atenção e a memória, despertando a sensibilidade e o imaginário.

Segundo Lívia Lombardo, graduada em Letras e Jornalismo e responsável pela coordenação do material de português da rede de ensino Kumon, os reflexos desta prática são os melhores possíveis, tanto para a educação quanto para o caráter da criança. Mostrar ao filho que a leitura é algo gostoso e divertido é o passo inicial.

Confira algumas dicas de Lívia para estimular de forma correta o gosto pelos livros:

1-     Escolha o momento certo: é importante que nem você nem a criança estejam entretidos com outra atividade. Pergunte ao filho se ele quer ouvir uma história. Se ele disse que não, não insista. Esse tem de ser um momento prazeroso para ele.

2-    Escolha o livro certo: deixe que a criança opine sobre a história que quer ouvir. Se achar que o livro escolhido é muito grande ou tem pouco interesse, proponha-lhe outro até sentir que a sua proposta agrada. Não imponha um livro. Isso pode desestimulá-lo.

3-    Escolha o local certo: procure um local tranquilo para que a criança não tenha sua atenção desviada. Sente-se junto com ela para que ambos possam ver o livro e as ilustrações.

4-    Leia e estimule: enquanto estiver lendo, acompanhe com o dedo as linhas do livro. Isso garantirá que a criança preste atenção às palavras, mesmo que não as entenda. Leia com expressão, pronunciando claramente e fazendo pausas. Se a criança já souber ler algumas palavras, incentive-a para que o faça. Enquanto estiver lendo, converse sobre a história e explique alguma situação ou palavra que ela não tenha entendido. Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir, pois isso estimula a imaginação e o interesse pela leitura.

5-    Identifique a duração certa: fique atento aos sinais de cansaço da criança. Interrompa a leitura se ela mostrar desinteresse. Não a force a ouvir a história por mais tempo que deseja. Se o livro ainda não estiver acabado, interrompa-o e continue depois.

6-    Por fim, converse depois da leitura: quando acabar de ler, converse sobre a história, personagens que a criança mais gostou e sobre os pontos que achou mais interessante.

Estimulando a criança da maneira correta e dando bons exemplos é impossível não despertar o gosto pela leitura. Portanto, não perca mais tempo e comece o “Era uma vez” que a criança deseja ouvir.

Sobre o Kumon:

O Kumon Instituto de Educação é a maior rede de franquias de educação do mundo, presente em 46 países, com mais de 4 milhões de alunos. Está no Brasil há mais de 30 anos, contando atualmente com mais de 1.700 unidades, sendo a segunda maior franqueadora do país, com os cursos de Matemática, Português, Inglês e Japonês.

O Kumon é um Método de ensino individualizado, ou seja, o aluno aprende os conteúdos de acordo com sua capacidade e evolui conforme compreenda de forma efetiva os conteúdos aplicados. Desta forma ele desenvolve o autodidatismo, buscando o conhecimento por si só.

Não há restrição de idade para estudar no Kumon, qualquer pessoa que queira desenvolver sua capacidade e elevar ao máximo seu potencial de estudo pode aprender através do Método. Por meio do ensino individualizado o Kumon auxilia os alunos no desenvolvimento de diversas características fundamentais para seu crescimento como; responsabilidade, concentração, gosto pela leitura, disciplina, hábito de estudo, entre outras. 

Natália Prieto / lucky@luckyassessoria.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja