Mundo Mulher

Volta às aulas: seu filho está preparado?

 

22/01/2010

 Regina Célia Rizzo.

 

Em breve as crianças retomarão as aulas. Neste período os alunos são apresentados aos novos professores, reencontram ou conhecem colegas e começam a se adaptar à nova série. Muitos deles, também à nova escola.

 

Neste momento, o papel dos pais e professores é muito importante, pois eles contribuem para que todas essas novidades aconteçam de um jeito natural e bem-sucedido, para que a criança possa ter um bom desempenho na escola.

 

Em cada idade este desafio é encarado de forma diferente. “A criança entre 3 e 4 anos vive os primeiros dias sem ficar ansiosa ou nervosa, pois reencontra os amiguinhos do ano anterior, conhece os novos, sendo tudo uma descoberta. Isso acontece porque qualquer novidade nesta fase é bem vinda, não há expectativas e preocupações. Geralmente, são os pais que sofrem nos primeiros dias”, conta a Coordenadora do Colégio Itatiaia, Regina Célia Rizzo.

 

Entretanto, Regina alerta que é preciso observar a necessidade da criança caso mude de escolinha, ou seja, a sua primeira vez: “se o colégio não for o mesmo do ano passado ou é a estreia do pequeno em uma escola, a adaptação junto com os pais pode ser recomendada, mas apenas para se familiarizar com o ambiente e com a equipe da escola”.

 

Entre 5 e 6 anos, as crianças já apresentam noções de socialização com o outro, começam a equilibrar fantasias / responsabilidades e criar expectativas, ou seja, levantar estimativas de como será seu professor e de como terá que se comportar. Isso pode gerar ansiedade e nervosismo pelo desconhecido. “Esta fase é importante para a família dar o suporte necessário, mostrando que é um processo natural que tende a melhorar”, explica Regina.

 

Dos 6 aos 12 anos, a criança adquire percepções de organização e trabalhos e grupo. Nesta fase, ela continua tímida, mas também está mais confiante e comprometida. “A criança não pode ser subestimada, os pais precisam incentivá-la ajudando nas tarefas, mas sempre acreditando no seu potencial, para adquirir mais autonomia para os estudos e para a vida”, ressalta.

 

“Voltar às aulas, é um desafio também para qualquer professor, pois sabe que precisa conquistar o aluno para conhecê-lo melhor. Mas antes mesmo disso ocorrer, o educador precisa se atentar em alguns aspectos que permitam uma aproximação gradativa, e com o tempo, obter a confiança do estudante. Mas ele precisa aplicar este método com vários alunos, todos diferentes uns dos outros, de salas distintas e talvez até de escolas diversas”, lembra Regina.

 

Seja qual for a idade do seu filho, voltar às aulas é mais um momento em que ele vai precisar de apoio e de exemplos para seguir adiante. Essas sensações que todos nós já sentimos um dia, quando tivemos que nos relacionar com o desconhecido é apenas uma pequena demonstração de que o ser humano vive em sociedade. E uma sociedade só pode ser construída através da educação.

 

Colégio Itatiaia: “A nossa diferença é o amor pelo que fazemos!”

 www.colegioitatiaia.com.br

 

 Sibele Soglia / lucky@luckyassessoria.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja