Mundo Mulher

Existe fórmula mágica para passar no vestibular?

Existe fórmula mágica para passar no vestibular?

09/11/2010

 

Profissionais do tradicional Método Kumon respondem que “sim”

 

Fazer promessa, tomar guaraná e café para permanecer acordado durante a madrugada de estudos, abrir a janela para passar frio e não dormir, se internar no quarto, enfim... Inúmeros são os “truques” que os alunos encontram na tentativa de obter um bom desempenho na hora do vestibular. Mas será que isso ajuda mesmo?

 

Imaginemos a loucura que se tornaria o mundo estudantil se alguém revelasse que existe uma “fórmula mágica” para qualquer aluno passar nos mais disputados vestibulares do país? Pois é, essa fórmula existe e é mais velha que andar pra trás. Agora todos respondem como se já soubessem: estudar corretamente e ser um ótimo aluno. Sim, mas a questão é: como fazer isso de forma certa e agradável?

 

O que acontece é que muitos alunos, em busca de recuperar o tempo perdido, abrem mão da vida social, muitas vezes até mesmo da saúde, e se dedicam única e exclusivamente aos estudos no ano das provas. Porém, os outros anos, que às vezes não foram encarados com a mesma seriedade e desempenho, deixaram um “furo” de preenchimento do conhecimento. Por isso, muitos alunos conseguem entrar no vestibular nos anos seguintes, pois só fazem agora o que teriam de ter feito há muito tempo.

 

O certo é estudar um pouco por dia, pois o conteúdo dado em aula ainda está fresco na memória e ajuda o aluno a eliminar dúvidas nas futuras aulas, o que proporciona um aprendizado satisfatório e sólido. Lembrando que ninguém precisa chegar da escola e estudar o resto do dia para tirar boas notas, apenas retomar a disciplina por um determinado tempo e realizar as lições de casa propostas já é um ótimo exercício.

 

O coordenador do Departamento de Orientação de Matemática Kumon, Benedito Silva, oferece dicas valiosas para os ansiosos estudantes que desejam passar nas universidades mais concorridas do país:

 

- Para ter uma boa noite de sono, procure praticar atividades físicas e não se preocupe em dormir apenas 3 horas. Qualidade de sono é importante e fundamental nesta época de estresse, ansiedade e nervosismo.

 

- Inicie a prova focando em questões que possui maior domínio e conhecimento, deixando as “mais difíceis” para o final.

 

- Nunca se esqueça de levar relógio para controlar o tempo, pois o nervosismo para entregar a prova toda respondida é muito grande e pode ser uma armadilha para o candidato.

 

- Muitas vezes, no primeiro contato com a prova a gente tem a impressão de não saber muita coisa, mas conforme você vai “aquecendo”, o conhecimento que tem começa a aflorar. Assim, vários exercícios que inicialmente eram difíceis, parecem estar mais fáceis, por isso utilize todo o tempo de prova concedido e caso você termine antes, dê aquela revisada básica, pois você terá a oportunidade de fazer eventuais ajustes.

 

Segundo a psicóloga Any Bicego, também Coordenadora de Orientação de Português Kumon, traçar metas e dividir as matérias por ordem de estudo é um ótimo meio para conseguir bons resultados nas provas.

 

Foi o que fizeram os irmãos Renata Baldissera e René Luiz. Estudantes do Método Kumon de Matemática, o ritmo de estudos, baseado no autodidatismo e prática diária de exercícios, foi fundamental para aprovações nas melhores universidades do Brasil. Renata passou em duas universidades para Odontologia e seu irmão conquistou sua vaga em 4 instituições públicas; todos os cursos voltados para engenharia.

 

Ainda segundo Any, o fato de não entrar logo na primeira vez na faculdade não é motivo para desistir ou se sentir menos inteligente. O nervosismo é um dos principais adversários na hora da prova, e pode ser determinante na hora de conquistar a tão sonhada vaga. O “não aprovado” não deve ser encarado como um monstro ou pesadelo, mas sim servir de inspiração para melhorar seus resultados.

 

Prova disso é o caso do aluno Lincoln Alves Correa, que não acreditava em seu potencial e determinação. Também aluno do Kumon de Matemática, o estudante foi encorajado por sua orientadora a focar nos estudos e acreditar em si mesmo. O resultado não poderia ser diferente: Estudou, persistiu e acreditou. Passou em Engenharia na UNB e entrou para o curso na EFOMM – SP (Marinha Mercante).

 

Para finalizar, Any também oferece algumas dicas de lazer que podem contribuir no desempenho da prova:

 

- É importante procurar fazer o que gosta, como ouvir músicas ou ler outros tipos de livros. Isso ajuda a relaxar e tende a diminuir um pouco a tensão pré-vestibular.

 

- Procure sair com os amigos e conversar um pouco sobre outros assuntos também. Desse modo, você acaba buscando estratégias para relaxar e enfrentar as provas com mais segurança e tranquilidade.

 

- Uma boa dica é aproveitar passeios culturais para relaxar e associar na prática os conteúdos vistos na escola. Ir à museus, parques, cinemas e teatros podem ser boas alternativas para relaxar e ao mesmo tempo relembrar conceitos de história, biologia, além de conhecer outros assuntos que podem ajudar na hora da redação.

 

Com todas essas dicas, o resto é com você: Trace metas, planeje-se, estude um pouco por dia e não se esqueça de relaxar também.

 

Depois disso é só cruzar os dedos!

Quer saber mais? Acesse o site www.kumon.com.br 

Natália Prieto -
e-mail: lucky@luckyassessoria.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja