Mundo Mulher

A importância da música para o aprendizado infantil

20/05/2011 

Curso “FasTrack Music” oferece a iniciação musical em inglês

 

O significado da palavra Música no dicionário é simples e objetivo: “é a técnica de combinar sons de forma melodiosa”. Mas os acordes e a sonoridade são carregados de uma bagagem emocional que vão além de uma frase. Como bem definiu o escritor Aldous Huxley: “Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música".

 

Entretanto, além do sentido semântico e do aspecto poético e emocional que a musicalidade agrega pesquisadores já comprovaram que o aprendizado de música traz benefícios reais ao corpo em longo prazo.

 

Em recente pesquisa publicada na versão on-line do jornal "Neuropsychology", da Associação Americana de Psicologia, foi constatado que pessoas que tocaram instrumentos musicais por muitos anos parecem formar uma proteção natural contra perdas cognitivas que costumam ocorrer durante a terceira idade.

 

Outras pesquisas também comprovam os benefícios da música desde que a criança ainda está no útero materno. Muitos pais até citam que os filhos parecem reconhecer as melodias que eram tocadas com frequência durante a gravidez. Ou seja, existem muitos motivos para tornar a música presença indispensável desde a primeira infância.

 

O contato musical pode acontecer através de aulas para aprender instrumentos ou dança, mas atualmente já existe um curso que inicia a criança no contato com os sons desde os 2 anos de idade, o “FasTrack Music”, criado pela rede norte-americana de franquias FasTracKids.

 

Este curso tem uma característica importante que o torna peculiar no Brasil: o contato com a língua inglesa. Nas aulas todas as músicas trabalhadas são em inglês, o que proporciona à criança a familiarização com a sonoridade do idioma e a prepara para aulas mais aprofundadas no futuro.

 

“O FasTrack Music foi desenvolvido pensando no valor que a música e o inglês agregam na vida das crianças, auxiliando-as a conhecer e identificar novos sons e palavras”, explica Ana Paula Harley franqueadora máster da rede no Brasil.

 

As crianças são apresentadas a compositores, canções e estilos musicais como clássico e jazz, ao mesmo tempo em que aprendem sobre novos instrumentos, notas e vocabulário musicais. Tudo de maneira lúdica e adequada ao entendimento e idade dos alunos.

 

Este estímulo age diretamente sobre a forma como o cérebro vincula funções cognitivas como a memória e a atenção. A coordenação motora também é favorecida já que as músicas infantis, em sua maioria, estão associadas a coreografias gestuais e danças.

 

Outro aspecto interessante é a socialização. Durante a execução das músicas a criança aprende a conviver e interagir melhor com as pessoas a sua volta e a aceitar as diferenças entre cada um. O aspecto da demonstração de afeto também é ressaltado neste processo já que as músicas permitem liberar sentimentos e expressar emoções de forma prazerosa.

 

As aulas acontecem uma vez por semana, têm duração de 45 minutos e são abertas para crianças de 2 a 6 anos em todas as unidades da rede no Brasil. 

O FasTracKids Internacional existe há mais de 10 anos e atualmente está sediado no Estado Norte-Americano do Colorado. Presente em 53 países pelo mundo e traduzido para 17 idiomas, proporciona e inspira as crianças a aprenderem por meio de descobertas e experiências.

 

A primeira franquia brasileira foi inaugurada em 2007 em Recife. Atualmente, existem 3 unidades em São Paulo, 2 em Recife, 1 em São Luís, 1 em Brasília e em breve mais 1 será lançada em Natal.

 

www.fastrackids.com/brasil

Twitter: fastrackids_bra

Facebook: fastrackids brasil

 
Camila Trevisanuto - lucky@luckyassessoria.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja