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Educação infantil não é brincadeira!

Educação infantil não é brincadeira!

30/07/2011

  

Educadores esclarecem por que o ensino infantil é tão importante

 

Recentemente, um estudo publicado na revista Science apontou que a convivência na escola desde o maternal traz benefícios na vida adulta. Os pesquisadores concluíram que 20% das crianças que fizeram um bom maternal atingiram nível socioeconômico mais elevado. A pesquisa constatou também que eles apresentaram 28% menos uso de drogas e álcool e 45% menos de abandono no Ensino Fundamental II.

 

Graças à rápida adaptação das crianças e o convívio desde pequena com a escola, esses resultados são possíveis. Na educação infantil (diferente do que muitas pessoas imaginam), não se trabalha precocemente a alfabetização, mas desenvolve suas capacidades que serão importantes para a vida escolar futura e até para a vida adulta.

 

A diretora do Colégio Itatiaia Maria Carolina explica como é na prática. “Primeiro, a criança precisa saber falar, mas ela pode falar sem precisão nas palavras usadas. O educador deve então trabalhar esta capacidade, para ser um comunicador oral com posse dos melhores recursos”.


Acaba aí o trabalho de alfabetização? “Com certeza não. Vamos pensar agora que leitura envolve entender o que está escrito. Portanto precisamos desenvolver a capacidade de entender os sinais, os símbolos, as expressões, as palavras, os sentimentos... Então se percebe que antes de começarmos o sistematizar o processo de alfabetização com as palavras escritas no papel,  a base precisou ser desenvolvida”, detalha.

 

A coordenadora Cláudia Razuk afirma que os principais diferenciais são as atividades lúdicas, já que o processo é sempre trabalhado com vivências, músicas, histórias, jogos e brincadeiras - o que nem sempre acontece nas séries posteriores.

 

Essas atividades são simples, mas importantes nesta faixa etária, pois tudo o que a criança faz, seus amiguinhos também farão. “Isso acarreta na aprendizagem não apenas pelo educador, mas também pelo modelo do amigo, a percepção de que pode haver várias possibilidades para uma mesma situação”, fala Cláudia.

 

A coordenadora lembra também que um dos fatores que contribui para o melhoramento da criança na escola é a atividade pedagógica. “Através de brincadeiras e atividades lúdicas, a criança estará, sim, se familiarizando às letras e números. Mas deve-se ter cuidado, pois é muito complicado ‘pular etapas’. Há momentos certos para tudo, e chegará o momento da alfabetização quando a criança estiver pronta”.

 

Porém, o mais importante nesta fase é a possibilidade de descobertas do dia-a-dia. “Ao lidar com várias situações e ver os acertos e erros, tanto seus como dos amigos, a criança pode aprender a ser perseverante, ter iniciativa e buscar novas e criativas formas de atuar nas situações cotidianas”, conclui.

 

Maria Carolina afirma que as crianças que não vão a escolinha também passam por esse aprendizado. “Hoje sabemos que a primeira infância é a fase em que o cérebro está no melhor momento para se desenvolver, por isso a criança aprende com facilidade. É também a oportunidade para trabalhá-lo com qualidade em uma escolinha”.

 

O importante é tornar os momentos da educação infantil divertido, diversificado, com muitas atividades de movimentação corporal e explorando a maior quantidade de ambientes e materiais possíveis. A alegria, o carinho e atenção do educador também serão fundamentais.

 

 Colégio Ita tiaia 31 anos: “A nossa diferença é o amor pelo que fazemos”.

Mais informações: (11) 3885-1165 / www.colegioitatiaia.com.br

Sibele Soglia
 / lucky@luckyassessoria.com.br

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