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Segundo idioma – Vamos brincar de aprender?

07/08/2009

Estudos comprovam que a infância é o melhor momento para iniciação num segundo idioma

 

 

High School Musical, Jonas Brothers, TV a cabo, Games de computador… Por estes e vários outros caminhos, o inglês chega ao cotidiano de meninos e meninas cada vez mais cedo. Aqueles pequenos adoráveis dentro de casa, ou sala de aula, por incrível que pareça, têm mais facilidade que os adultos para desenvolver o domínio de uma segunda língua.

 

Enquanto as crianças se divertem, os pais se preocupam em transformar essa interação com a língua estrangeira em aprendizado real, buscando cursos cuja pedagogia acompanhe e respeite o desenvolvimento dos filhos.

 

Considerada a língua oficial do mundo, o inglês é falado em mais de 60 países – motivo pela preferência dos pais. Porém, muitos pecam por querer resultados rápidos no aprendizado de um segundo idioma. É muito importante deixar claro que não se aprende nada de um dia para o outro. Portanto, pegue leve. Seu pequeno não será capaz de se comunicar fluentemente em um curto espaço de tempo - deve-se propor desafios, mas sempre respeitando os limites de cada criança para que ela não se sobrecarregue ou se frustre.

 

Então os pais se perguntam: Qual é o melhor momento de matricular os filhos numa escola de idiomas? Em geral, uma criança fala as primeiras palavras com um ano de idade. Aos dois anos, ela consegue formar frases em sequência e, um ano depois, já domina oralmente sua língua-mãe e pode entender um segundo idioma.

 

As crianças aprendem com maior naturalidade, simplesmente pelo fato de que seu cérebro está em total ritmo de desenvolvimento. Seu potencial é tão grande, que elas conseguem aprender dois ou até mais idiomas sem que se deem conta.

 

Felipe Henrique Avilez é o exemplo de que uma criança pode até ser alfabetizada em outro idioma. Aos 04 anos de idade, foi matriculado no curso de Inglês do Kumon e dois meses depois já estava alfabetizado na língua. Posteriormente, iniciou o curso de Português, no qual também não apresentou dificuldades de aprendizado e alfabetização.

 

Misturar idiomas no processo de aprendizado é algo absolutamente normal e a própria criança, aos poucos, se encarrega de fazer as devidas separações.

 

“Ele tenta resolver sozinho todas as dificuldades, tem uma boa leitura e grande capacidade em memorizar informações. Já leu todos os livros do seu estágio e alguns à frente”, relata a orientadora Tereza Rodrigues da unidade Kumon de Guarulhos.

 

Outro caso interessante é do aluno Alex Freitas, que apesar de iniciar o curso um pouco mais tarde, aos 09 anos, já devorou todo o conteúdo de Inglês, tornando-se o aluno mais jovem a concluir o curso.

 

Motivado com as tarefas diárias e desafios, Alex serviu de intérprete para a família em uma viagem ao Japão, quando conseguiu traduzir perfeitamente o que as pessoas diziam em inglês, para orgulho de seus pais.

 

“O importante é que a criança se sinta segura e que os adultos não coloquem barreiras em seu aprendizado. Para um bom desenvolvimento, é importante que a criança aprenda a língua estrangeira seguindo os mesmos passos naturais com que aprendeu sua língua materna”, afirma Juliane Cassola, coordenadora do Setor de Orientação de Inglês do Kumon.

 

Tudo deve ser passado com muita responsabilidade e calma, adaptando o conhecimento à linguagem das crianças de forma bem tranqüila e divertida.

 

É brincando que se aprende!

   www.kumon.com.br

 Natália Prieto - lucky@luckyassessoria.com.br

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