Mundo Mulher

Cresce o número de mulheres à procura de congelamento de óvulos

23/08/2011


Atualmente, não é novidade que as mulheres vêm adiando cada vez mais uma gravidez em nome da carreira. Já em outros casos, elas simplesmente não encontraram o “homem certo” e vêem o tempo passando. Há também aquelas que, infelizmente, irão começar um tratamento de quimioterapia, por exemplo, o que provavelmente irá prejudicar suas chances de engravidar. Assim, para todos esses casos uma das opções que aquelas que sonham em ser mãe encontram é o congelamento de óvulos. Trata-se de um dos mais recentes avanços de Medicina Reprodutiva e, como todos os outros que vieram anteriormente, passou por um período de questionamento, próprio das novas técnicas.


Praticamente, todos os novos procedimentos atravessam um período de controvérsias até que possam ser realizados e testados por um número cada vez maior de profissionais. Com a experiência já obtida ao longo dos anos, a nova técnica já não é mais experimental havendo um consenso e aprovação pela comunidade científica. A cada ano o congelamento de óvulos prova a sua importância e eficácia com os resultados positivos apresentados.
“O crescimento na procura deste procedimento está ao redor de 10% ao ano, mas deveria ser muito maior se considerarmos a melhora da tecnologia e dos resultados de gravidez”

Como os ovos são congelados


Os ovos podem ser congelados em um processo chamado de vitrificação. Este processo requer que os ovos são imediatamente congeladas uma vez retirados do corpo. Os ovos passam por um processo de estabilização com crioprotetores antes de serem colocados em nitrogênio líquido. Os ovos também podem ser congelados em um processo diferente que envolve o congelamento lento. congelamento lento, comumente referido como lento congelamento programável, é o processo que é usado para congelar o ovo gradualmente em incrementos antes de colocá-los em nitrogênio líquido. Este método de congelamento de óvulos não usa crioprotetores. O processo de congelamento completo pode levar vários meses.

Problemas éticos

O doutor Raul Nakano, formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e com especialização na Kanazawa Medical University e Keio University, salienta que este método acaba com os problemas filosóficos, éticos e religiosos acerca do congelamento de embriões. “Os óvulos são apenas células e o seu descarte não causa polêmica”.
Dr. Raul Nakano é diretor da Ferticlin Clínica de Fertilidade, localizada no bairro
Planalto Paulista, zona sul de São Paulo. Já participou de programas nas principais emissoras do país, como Globo News, Record News, TV Gazeta e TV Bandeirantes, além de servir como fonte para matérias de revistas e jornais, como o Estado de SP.
Acesse o site da Ferticlin:
Http://www.ferticlin.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja