Mundo Mulher

Gravidez: Modificações do Organismo Materno

Gravidez: Modificações do Organismo Materno


A gestação tem duração variável, dependendo de muitos fatores. Porém, podemos dizer que entre a época da concepção (encontro do óvulo com o espermatozóide) ao nascimento da criança dura aproximadamente 267 dias ou 38 semanas.

Neste período ocorrem diversas mudanças no organismo materno. Enquanto as células reproduzem-se rapidamente dentro do útero, sem serem percebidas, e dão origem ao pequeno feto, o corpo da mulher passa por várias alterações perceptíveis.

O primeiro sintoma notável é a amenorréia ou ausência da menstruação. Quando o ciclo menstrual da mulher é regulado, e então são passados 10 dias ou mais da data esperada da menstruação, deve-se investigar o motivo.

Náuseas e vômitos também são esperados durante a gestação. Muitas sofrem com “azia” (pirose), e segundo as crenças populares isto se dá porque a criança será cabeluda. Mas na verdade são apenas alterações hormonais.

O aumento da freqüência urinária acontece, pois, com o crescimento uterino a base da bexiga é pressionada, resultando na sensação de distensão vesical.

As alterações mamárias que ocorrem durante a gestação destinam-se ao preparo das mamas para a amamentação (lactação). Elas ficam maiores, firmes e sensíveis. A aréola (“bico”) aumenta em seu diâmetro. Depois do segundo trimestre um pequeno, viscoso e amarelo fluido pode aparecer após a expressão ou espontaneamente dos mamilos. Este é o colostro, ou seja, o precursor do leite.

Com o aumento gradual do abdome para acomodar o desenvolvimento do útero, há uma distensão, ruptura e atrofia dos tecidos da pele, causando assim as temidas estrias. Estas estrias são freqüentes também nas mamas, nádegas e coxas, provavelmente pelo acúmulo de gorduras.

A postura da mulher grávida se desarranja. Com o crescimento da barriga, para manter o equilíbrio, empina o ventre e joga todo corpo para trás. Os pés se afastam. Ao caminhar ficam semelhantes a deambulação dos gansos.

Finalmente, umas das alterações mais esperadas é a sensação dos movimentos fetais. Os primeiros impulsos, geralmente iniciados no final do quinto mês de gestação podem ser suaves, posteriormente tornando-se mais fortes. Este é geralmente o momento mais feliz e aguardado pelas mães mais ansiosas.


   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja