Mundo Mulher

Saúde Bucal na Gravidez - Dra. Christiana Murakami

Como cuidar da higiene bucal durante a gravidez?

Todos sabem que a gravidez é o momento mais especial da vida de uma mulher, mas, o que pouca gente sabe é que durante a gestação, os cuidados com higiene bucal e os dentes são fundamentais e a visita ao dentista se torna essencial para o bem estar da mãe e do bebê.

Para esclarecer algumas dúvidas das futuras mamães, o Portal do Sorriso - clínica odontológica especializada em odontologia para toda a família convidou a Dra. Christiana Murakami, especialista em Odontopediatria, para falar sobre esses cuidados e dar algumas orientações para as gestantes.

Confira:

1. Existe algum tratamento odontológico especial para grávidas? Assim que se começa a planejar a gestação, a futura mamãe deve agendar um check-up odontológico. Neste período, o cirurgião-dentista irá realizar todos os tratamentos necessários para evitar a necessidade de procedimentos odontológicos de emergência durante a gestação. Irá também passar as recomendações de cuidados orais específicos que devem ser tomados durante a gravidez.

2. Quais os cuidados que devem ser observados durante a gravidez? O principal cuidado a ser tomado com a saúde oral durante a gestação é a manutenção diária de uma boa higiene oral e de uma dieta adequada. Inúmeros estudos científicos já comprovaram que a gengivite e a periodontite (inflamações gengivais) estão associadas a riscos durante a gravidez, principalmente por favorecerem o acontecimento de partos prematuros.

3. Ocorre alguma mudança nos dentes ou gengivas das mulheres durante a gestação? Existem mitos de que o bebê “rouba” o cálcio dos dentes das mães durante a gravidez e que, por isso, as mães ficam com “dentes fracos” e acabam tendo mais cáries. Porém, o que de fato acontece é que muitas mulheres relaxam com os cuidados de higiene oral durante a gravidez por se sentirem indispostas ou por sentirem enjôo ao escovar os dentes. Além disso, os hábitos de dieta também mudam durante a gestação, muitas vezes aumentando o desejo por alimentos doces. Os dentes não ficam mais fracos, os cuidados com eles é que diminuem. Já no caso da gengiva, esta sim pode sofrer alterações devido às mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação. As gengivas podem se inflamar com maior facilidade e exigem uma atenção especial neste período. Recomendamos o uso de escovas de cerdas macias para massagear as gengivas durante a escovação, o uso diário de fio dental e enxagüatórios (bochechos) bucais sem álcool.

4. Existem riscos quanto à anestesia local ou radiografias? Quando é necessário realizar algum procedimento odontológico durante a gravidez, o segundo trimestre é o período mais recomendável. A radiografia localizada (não panorâmica) pode ser realizada quando for indispensável para o diagnóstico preciso do estado do dente. Anestesias locais podem e devem ser usadas, com um anestésico seguro para gestantes, pois a sensação de dor da mãe oferece maior perigo ao bebê do que a administração do anestésico.

5. Existe alguma dica especial para as futuras mamães? A espera pelo bebê é um período mágico na vida da mulher. Depois que ele nasce, a transformação no ritmo de vida dos pais muitas vezes não permite que eles tenham tempo nem disposição para obter conhecimentos específicos sobre os cuidados com o filho. Por isso, a gestação é o momento mais propício para se assimilar estes conhecimentos, momento em que as futuras mães têm tempo e tranqüilidade para aprender tudo sobre o mais novo integrante da família. Infelizmente, ainda é comum o Odontopediatra receber em seu consultório bebês com menos de três anos com quadros de cárie rampante.

As mães nos relatam “se eu soubesse de tudo isso que a senhora acaba de me explicar antes, doutora, nunca teria deixado os dentes do meu filho chegarem a este estado”. A consulta de orientação de gestantes, oferecida em nossa clínica, tem o objetivo de transmitir informações e sanar eventuais dúvidas sobre o uso de mamadeiras, o uso e a remoção de chupetas, os diferentes tipos de bicos e de copos de treinamento, a higiene oral em cada fase da vida da criança na primeira infância, como evitar o aparecimento de lesões de cárie de mamadeira ou de peito, quando fazer e como será a primeira consulta Odontopediátrica, a cronologia correta e os sintomas da erupção dental e as características, alterações anatômicas e doenças que mais acometem a boquinha dos bebês.

Tudo isso é explicado em uma aula muito gostosa e ilustrativa, em forma de bate-papo. A orientação de gestantes é o primeiro passo a ser dado no importante caminho da prevenção de doenças orais para que a criança possa crescer sempre com um sorriso saudável e bonito. Além dos cuidados especiais para as futuras mamães, o Portal do Sorriso oferece tratamentos para bebês, crianças e adolescentes, com especialistas proporcionando um belo sorriso para toda a família.

Veja mais www.portaldosorriso.com

Renata Santiago- lucky@luckyassessoria.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja