Mundo Mulher

Gestação, no que acreditar

01/09/2009

Existem tantos mitos e verdades na gestação que muitas vezes fica difícil acreditar o que é real. Sempre aparece alguém com alguma dica caseira e histórias da vovozinha! No que acreditar? Leia aqui dicas preciosas e científicas sobre gestação e maternidade, curta esse momento sem fantasias e medo!

Após uma cesárea posso ter um parto normal na próxima gestação? Verdade! Sim, após uma cesárea a mãe poderá ter um parto normal (PNAC).

Quando o bebê é grande a única forma de nascimento é cesárea?
Mito! Para definir a via de parto é necessário avaliar a pelve materna, mas não é uma regra nascer de cesárea pelo peso. Tudo dependerá também do preparo corporal prévio da mãe e do controle emocional da mãe durante o trabalho de parto.

Tenho um gato, o que faço agora? Mito! O seu gato criado em casa, que não passeia pela rua, principalmente se for castrado oferecerá poucos riscos à gestação. Evite manipular a sujeira do animal.

Posso comer carne crua, ovo e peixe durante a gravidez? Meio mito, meio verdade! Tome cuidado, pois carnes cruas ou mal passadas podem ser focos de acesso à toxoplasmose.

Barriga pontuda é menino e redonda é menina? Mito! Não existe nenhuma relação com forma da barriga e sexo do bebê.

É preciso passar bucha nos mamilos para não racharem?
Mito! Para preparar o seio para a amamentação tome sol diariamente por pelo menos 15 minutos e se o mamilo for invertido use a concha para ajudá-lo a protuir.

Exposição ao sol sem proteção manchará minha pele? Verdade! Na gestação pode surgir melasmas (cloasmas) que são manchas gravídicas mais comuns nas peles morenas ou mais expostas ao sol. Prevenir com proteção solar e reduzir a exposição ao sol é indicado, mas não depende só de fatores externos, mas também de fatores genéticos.

Tenho azia, meu bebê será cabeludo? Mito! Não há nenhuma relação, pois a azia é causada pelo refluxo de ácido clorídrico, que ocorre pela compressão do estômago e esôfago pelo útero. Atitudes simples como elevar a cabeceira da cama ajudam. 

Tenho um risco preto na barriga será que é menino?
Mito! A linha na barriga chama-se linha nigra e ocorre pelo depósito de melanina nessa região. Portanto proteção solar nessa região é essencial para que a cor retorne ao natural. 

Comer chocolate antes da ultrassonografia ajuda na hora de ver o sexo do bebê? Em parte Mito e verdade! A gestante não deve ficar muito tempo sem se alimentar porque o estômago vazio secreta ácido, ocasionando enjôo e também pode gerar hipoglicemia.

Comer bolacha de água e sal e chupar limão alivia enjôo?
Verdade! Essa bolacha e limão podem ajudar a minimizar essa mal estar, mas nunca em excesso, principalmente o limão em caso de gastrite.

Se os meus desejos não forem realizados o bebê poderá nascer com algum sinal? Mito! Os desejos podem ser necessidades, deficiências do organismo de vitaminas, cálcio e outros.

A mudança da lua influencia no parto? Verdade! A lua influencia nas marés, correntes oceânicas, plantações e também no parto. Na lua cheia é muito comum a rotura de bolsas amnióticas e parto.

Posso praticar atividade física na gestação, é prejudicial? Mito! Trabalhar o corpo minimiza dores e desconfortos gerados pela gestação, além de melhorar o humor e auto-imagem. Para tanto a atividade deverá ser liberada pelo seu médico.

Fazer sexo pode machucar o bebê? Mito! Não há risco de machucar o bebê, pois ele está protegido pela bolsa intra-uterina e o tampão. Se houver restrições o médico informará.

Cordão umbilical enrolado no pescoço é indicativo de parto cesárea?
Mito! O médico diagnosticará através de exames se o bebê está recebendo suporte de oxigênio e se a resposta for positiva não é necessário cesárea, pois o bebê não está em risco.

Denise Gurgel Barboza
Fisioterapeuta Materno-Infantil e especialista em Shantala
Crefito 34310-F
 www.cursoshantala.com.br

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja