Mundo Mulher

Dermatites e Dermatomicoses

Dermatites e Dermatomicoses

Sinais e Sintomas

As dermatoses são alterações da pele e das mucosas produzidas ou agravadas por agentes que fazem parte de nosso cotidiano. Se levarmos em conta que moramos em um país de clima quente e úmido, veremos que estamos mais expostos às dermatoses.

O calor e o sol são inimigos silenciosos da pele pois facilitam o surgimento de doenças provocadas pelo excesso de transpiração, como por exemplo a popular brotoeja. Também são facilitadores de doenças infecto-contagiosas como impetigo, a furunculose, a foliculite e a erisipela. O calor contribui para o aparecimento de doenças fúngicas como as micoses do couro cabeludo (tinea capitis), das virilhas (tinea cruris), dos pés (tinea pedis), do corpo (tinea corporis) e das bordas das unhas, além da pitiríase versicolor conhecida popularmente como pano branco principalmente em regiões como o rosto, o pescoço, o tórax e os membros superiores.

É importante observar que estas dermatoses são doenças que podem ser facilmente prevenidas.

Alterações na Pele: Para evitar as causas pelo sol e pelo calor é importante se proteger.

Brotoejas (miliária): Nas crianças, a exposição excessiva ao sol ou simplesmente a permanência em ambientes de calor cria condições para o aparecimento das brotoejas, que podem facilitar outras infecções de pele bacterianas ou micóticas. As áreas preferenciais são as regiões do pescoço e do tronco. Então, não deixe as crianças expostas ao sol e utilize roupas leves e de preferência de algodão e de cor clara.

Dermatite de contato: As dermatites de contato são reações alérgicas a determinado agente físico ou químico, como por exemplo a alergia a metais observada nos eczemas provocados pelo uso de relógios ou bijuterias que também facilitam infecções micóticas e/ou bacterianas. Então, qualquer lesão de pele mesmo que não incomode deve ser investigada por um médico dermatologista.

Pano branco (pitiríase versicolor): A pitiríase versicolor ou pano branco é uma infecção superficial de pele produzida por um fungo. É muito frequênte em crianças e provoca manchas esbranquiçadas e às vezes acastanhadas de diferentes formas e tamanhos ao longo do tronco. Estas manchas são ressaltadas após a exposição ao sol. Evite o uso de toalhas ou roupas de outras pessoas e mantenha a higiene corporal. Caso tenha lesões esbranquiçadas e descamativas procure um médico.

Pés (tínea pedis): A região entre os dedos dos pés é naturalmente úmida pelo uso de meias e sapatos, o que favorece o aparecimento das micoses. A limpeza é fundamental bem como o uso de meias de algodão que devem ser trocadas diariamente. O mesmo ocorre com a região das mãos e os espaços interdigitais. Algo muito comum é o espessamento da palma das mãos e dos dedos que deixa a sensação de ressecamento. Previna-se usando luvas quando for lidar com água secando bem as mãos e, se possível, evitando o uso de detergentes e sabonetes perfumados.

Virilha (tinea cruris): A área da virilha, especialmente nas regiões perigenital e perianal é susceptível ao surgimento de fungos. Eles são mais comuns em homens, principalmente adolescentes e adultos que freqüêntam vestiários de estabelecimentos esportivos e piscinas. As lesões são bem definidas, avermelhadas e coçam muito. Higiene e uso de roupas largas e ventiladas são sempre aconselháveis. Caso tenha lesões assi procure um médico.

Micoses de unha (onicomicoses): São infecções crônicas das unhas dos dedos das mãos ou dos pés. Podem ser causadas por fungos semelhantes aos que causam as micoses do pé. As contaminações se fazem no trabalho direto com material infectado como a terra ou até com materiais utilizados por manicures e pedicures, quando não esterilizados convenientemente.

Este informativo foi produzido pela Diagraphic Editora e contou com a revisão médica do dr. Abdiel Figueira Lima, prof. assistente da pós-graduação da PGRJ, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia/RJ e membro efetivo da SBD.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja