Mundo Mulher

Remédio para espinha causa efeito colateral

24/05/2010

São Paulo - Quem nunca teve espinhas não imagina o pesadelo que é acordar e notar uma nova saliência no rosto, especialmente no dia daquela festa esperada ou de um encontro com um paquera. Mas, hoje, já possível controlar bem o aparecimento da acne, dizem os especialistas.

O método mais eficaz é a isotretinoína, substância derivada da vitamina A que é administrada por via oral. “Ela é usada há cerca de 20 anos, e pode-se dizer que é um marco no tratamento da acne, que se divide em antes e depois da isotretinoína”, afirma a dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Mas esse “milagre” não é para qualquer um. O remédio tem diversas contraindicações e só é indicado a pacientes com casos graves de acne e para aqueles que já tentaram diversas outras técnicas sem obter resultado. Como pode alterar o colesterol, triglicérides e as enzimas do fígado, o paciente precisa fazer exames de sangue periódicos.

Devido aos perigos dos efeitos colaterais, que podem incluir ainda depressão e pensamentos suicidas, o paciente precisa assinar um termo de responsabilidade, a cada nova receita que obtém.

Apesar de o medicamento ser caro -um mês de medicação normalmente custa mais de R$ 100-, é possível obter o remédio pelo SUS.

O Popular/Folhapress

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja