Mundo Mulher

Alimentação no Verão

Alimentação no Verão

A chegada das estações mais quentes traz mudanças no comportamento das pessoas. A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano. Segundo a nutricionista Gisele Pontaroli Raymundo, o calor faz com que as pessoas tendam a comer alimentos menos calóricos e energéticos.

Gisele, que é professora das disciplinas de Nutrição Humana e Dietética no curso de Nutrição do Centro Universitário Positivo - UnicenP -, de Curitiba (PR), explica que no inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. "Como a perda de sais minerais pode ser reposta com a ingestão de frutas e sucos naturais, devemos procurar comer esse tipo de alimento", afirma.

De acordo com a professora, as altas temperaturas também fazem com que as pessoas sintam pouca disposição para se alimentar. "Comer é uma atividade física que, como qualquer outra, faz com que as pessoas sintam calor. Assim, algumas pessoas podem sentir um certo desconforto ao iniciar uma refeição em dias quentes", atesta.

Para manter o equilíbrio nutricional do corpo, Gisele recomenda e ingestão de alimentos refrescantes e fáceis de serem digeridos, como saladas, verduras, legumes e frutas. "Desta forma, as refeições tornam-se mais agradáveis e saudáveis", completa.

Atividades Físicas e Alimentação

Para aqueles que aproveitam o verão para praticar atividades físicas, o cuidado deve ser redobrado. O ideal, de acordo com a nutricionista, é receber um acompanhamento médico e nutricional antes de dar início aos exercícios. "É muito comum que pessoas mal informadas sofram conseqüências, como a desidratação, já que não percebem que a perda de líquido corporal aumenta no calor", alerta.

Para Gisele, a reposição dos nutrientes perdidos precisa ser feita antes, durante e depois da atividade física. "Uma opção para os atletas de fim de ano são os isotônicos, que além de reidratarem o corpo, ainda fornecem os sais minerais que foram perdidos com a transpiração", conclui.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja