Mundo Mulher

Diabete - O que a Alimentação pode fazer por ela.

Diabete - O que a Alimentação pode fazer por ela. Consulte Aqui Nosso Arquivo de Matérias  

“A liberdade, o maior presente da vida.”

Veja como a nutrição pode ajudar no controle do Diabetes!

Uma alimentação completa e balanceada para o paciente portador de diabetes tem um papel fundamental para promover um melhor controle da glicemia, dos níveis de gordura no sangue e do peso, reduzindo o risco de aparecimento de novas complicações.

Mas como é uma alimentação completa e balanceada?

É completa quando contém todos os nutrientes indispensáveis para o nosso dia-a-dia e balanceada quando esses nutrientes indispensáveis são ingeridos na quantidade correta. Podemos dividir os nutrientes indispensáveis para a nossa saúde em:
• Macronutrientes: são os nutrientes que fornecem energia em forma de calorias. São representados pelas proteínas, carboidratos e lipídeos. As proteínas têm como função principal servir como base para a construção de células e tecidos. Os carboidratos atuam basicamente como fonte rápida de energia, ou seja, funcionam como um combustível do organismo. As gorduras ou lipídeos ajudam na absorção de algumas vitaminas (A, D, E K), assim como servem como fonte secundaria de energia, quando as reservas de carboidratos esgotam.
• Micronutrientes: são as vitaminas e minerais. Eles têm basicamente funções relacionadas com a regulação do organismo.

Como uma alimentação completa e balanceada pode ajudar uma pessoa com diabetes a controlar os níveis de glicose no sangue?

Como qualquer portador de diabetes, você senti dificuldade de escolher o que comer.
Ao comer os níveis de glicemia de elevem. Esta alteração acontece, pois o corpo converte os carboidratos dos alimentos em glicose. No diabetes o nível de glicose no sangue aumentam mais do que o normal ao comer. A escolha dos alimentos podem interferir na medida e na rapidez do aumento dos níveis de glicemia. Um plano alimentar saudável inclui uma variedade de alimentos. Comer alimentos de todos os grupos de alimentos lhe ajudará a garantir um equilíbrio adequado de nutrientes e tornará as refeições mais atraentes.
Hoje em dia não existe uma única dieta para diabéticos e não existem os alimentos proibidos. Cada pessoa e diferente. Você junto com o seu médico e ou nutricionista devem confeccionar um plano alimentar saudável de acordo com as suas necessidades.
Associado a um plano a alimentar saudável, checar a glicemia, tomar as medicações conforme a orientação do médico e fazer exercícios regularmente devem fazer parte do seu planejamento.


Fonte: Abbott Center – 0800 7031050



   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja