Mundo Mulher

Emagreça com a Biodieta

Biodieta é um programa de reeducação alimentar baseado no biorritmo, ciência milenar que, através da data de nascimento, analisa os ciclos biológicos de cada pessoa. Apesar de ter uma divulgação ainda tímida no Brasil, o método ganhou adeptos famosos, como os cantores Moacir Franco e Tânia Alves, a atriz Rosamaria Murtinho e o técnico de futebol Carlos Alberto Torres.

O programa foi criado pelo físico Luiz Almada, que analisou durante quase um ano 300 pessoas que estavam em uma spa do Rio de Janeiro. Ele constatou que, apesar de terem a mesma alimentação, exercícios e atividades, elas obtinham resultados diferentes.

Para ele, a diferença marcante era o biorritmo do spaziano, que quando apresentava curva física e/ou emocional positivas reduzia mais o peso que a pessoa com curvas negativas em seu biorritmo. Almada levou os seus conhecimentos, inclusive, para o esporte. Entre outros trabalhos importantes, fez a análise de todos os atletas que participaram da olimpíada de Atlanta. Ele previu a derrota do Seleção Brasileira de Futebol para o Japão.

O programa desenvolvido por ele possui três fases distintas, de 28 dias cada uma, seguindo orientações de seus ciclos biológicos. Ele chegou, então, a uma forma de emagrecimento, natural e definitiva que, garante o professor, leva a pessoa a perder peso, inclusive, durante o sono. Permite ainda que, em cada fase, você tenha, em média, três dias de cardápio livre.

Além dos ciclos biológicos de cada pessoa, a biodieta é também baseada nas pesquisas feitas com grandes médicos e nutricionistas, e na teoria do médico francês, Jean Loup Devouex, que diz: "para emagrecer deve-se comer, e nada é proibido", desde que se respeite o metabolismo de cada alimento e a hora em que ele deve ser ingerido.

"Na Biodieta não se recomenda qualquer tipo de medicamento ou restrição alimentar. Deve-se apenas observar as pessoas com anomalias de qualquer natureza ou que tenham tido problemas de saúde de hipertensão, diabetes etc", afirma Almada.

Muitas vezes, uma dieta iniciada em um período negativo, além de não apresentar um resultado satisfatório, deixa a pessoa mais frustrada e com o seu emocional abalado. Resultado: seu organismo absorve mais gordura que o normal.

Dia ideal

"As curvas físicas em sua fase positiva proporcionam ao nosso organismo uma queima bem maior de calorias que em sua fase negativa, a qual exige maior controle na ingestão de alimentos de alto teor calórico", esclarece Almada.

As curvas emocionais proporcionam também um maior controle de nossas emoções. Portanto, assegura, a ansiedade e o desejo de ingerir quantidade de alimentos inadequada podem ser administrados com maior facilidade.

Nos dias críticos físicos, por exemplo, deve-se evitar a ingestão de comidas pesadas e de demorada digestão, cortando do cardápio frituras e ficando longe das bebidas alcoólicas. Esses dias provocam um desgaste físico maior no organismo.

Já os dias críticos emocionais, ensina, são reservados para você fazer seu cardápio comendo o que tiver vontade, lembrando apenas das quantidades. Na biodieta não são considerados distúrbios ou anomalias, portanto, a sugestão, nesses casos, é que você procure o seu médico ou nutricionista.

Evolução

Biorritmo é uma ciência milenar, nascida na China em 2650 AC, e que tem também como pai o criador da acupuntura, o imperador chinês Huang Tchi. Muitos professores, médicos, físicos e cientistas contribuíram para a evolução da ciência.

A técnica analisa nossa energia biológica através dos ritmos físico, emocional e intelectual. O Biorritmo pode ser aplicado na medicina, nos esportes, nos relacionamentos, na política, na prevenção de acidentes, na ginástica, nas empresas, em trabalhos intelectuais, no rendimento escolar, em dietas, em viagens, enfim, nas mais diversas áreas onde possa atuar o ser humano.

 Professor Luiz Almada - Telefone: 85-8856-9880 - email luizalmada@gmail.com. o site 

www.luizalmada.com

Vícios que podem engordar

* Estresse e pressa: Procure não fazer a refeição quando estiver agitado, chateado ou com pressa. Isto porque você pode acumular mais gordura.

* Fritura: é a inimiga número um de qualquer alimentação. Evite frituras e, se possível, elimine-as de seu dia-a-dia. Além de contribuir para engordar, ela estimula os radicais livres e o envelhecimento precoce. Troque as frituras por grelhados ou assados.

* Não fique com fome: não espere ter fome para comer, pois seu organismo se sente ameaçado. Resultado: você come mais e a absorção de gorduras acaba sendo maior que o normal.

* Evite doces, carboidratos e gorduras: comê-los à noite faz você ganhar peso, pois seu metabolismo noturno, além de não queimar suas reservas de gordura, vai acumular o que comeu. Recomenda-se que, no máximo, até as 18 horas estes alimentos sejam excluídos de seu cardápio.

* Líquido durante as refeições: é o vício mais comum entre os gordinhos. Seu estômago dilata com os líquidos e, além de prejudicar a digestão, com o tempo, você vai precisar de uma quantidde cada vez maior de alimentos para se sentir saciado. Beba líquidos uma hora após as refeições ou meia hora antes.

* Limite alimentar: como o automóvel, precisamos de combustível para andar. A diferença é que o tanque do automóvel não dilata, tem um limite! Nós temos um estômago que dilata. Se você não estabelecer seu limite e comer além do necessário vai engordar. Lembre-se da frase: "você come para viver ou vive para comer?"

* Economizar: muitas pessoas pulam refeições achando que vão "economizar" energia e perder peso. Além de não funcionar, o resultado se inverte, pois na próxima refeição, além de comer mais, o organismo absorve mais calorias.

* Mastigação: a digestão correta começa pela boca. Mastigar bem os alimentos auxilia e muito a digestão. Você também vai demorar mais à mesa e assim comer menos. Procure mastigar de 19 a 29 vezes cada porção ingerida.

* Beba muita água: procure beber 2 litros de água, no mínimo, todos os dias. Isto vai ajudá-la a perder peso. Adquira o hábito de colocar uma garrafa de água onde estiver, em sua casa ou local de trabalho. Beba aos poucos, mesmo sem sede. Crie este hábito saudável.

 

Como fazer cada refeição:

Na Biodieta existem dois tipos de cardápio, que correspondem aos seus ciclos físicos positivos e negativos. Você irá determinar o que deseja comer dentro dos padrões determinados e seguindo as seguintes refeições:

- Café da manhã: é considerada a refeição mais importante do dia. Nosso organismo está descansado para receber o "combustível" para o dia inteiro.

- Lanche matinal: o importante desse lanche é manter o organismo metabolizando nutrientes e, com isso, queimando calorias. Isto vai ajudá-lo a não chegar ao almoço com fome e livrá-lo do perigo de comer mais do que o necessário.

- Almoço: pode ser chamado de reforço. A maioria acredita que essa é a refeição principal e exagera na quantidade. Acabam ganhando quilos extras. Nas sobremesas, dê preferência às frutas.

- Lanche da tarde: serve para você não chegar à noite com muita vontade de comer carboidratos. Dê preferência ao pão integral, pois sacia e é rico em fibras.

- Jantar: essa refeição deve ser a mais leve possível. Carboidratos transformam-se em gordura, por isso, prefira alimentos com proteínas, vitaminas e sais minerais.

- Ceia: ao deitar, caso sinta fome, prefeira chás e frutas, com baixo teor de carboidratos.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja