Mundo Mulher

Álcool: O Vilão das Dietas!

Álcool: O Vilão das Dietas!

O calor intenso e as noites agitadas são um convite irresistível para tomar aquela cervejinha gelada ou o seu drinque preferido; uísque talvez. Só fique atento para a quantidade a ser ingerida, pois bebidas alcoólicas, além de todos os malefícios já comprovados à saúde, podem afundar os seus planos de deixar o seu corpinho em boa forma física.

Em questão calórica, ao contrário do que muitos pensam, a cerveja faz o papel de mocinha da história. "Toda bebida fermentada, como cerveja e vinho, têm teor alcoólico menor e, conseqüentemente, menos calorias", explica a nutricionista Sandra Rodrigues de Melo Nascimento. Já as destiladas (uísque, tequila etc), por terem maior quantidade de álcool, são mais calóricas, acrescenta.

Mas, se a sua intenção é não engordar, o ideal é ficar longe de qualquer bebida alcoólica, aconselha a nutricionista. "Caso precise ir a uma festa, por exemplo, não tome mais que dois copos de cerveja ou um chope. Outra opção é o vinho tinto seco porque o branco é mais suave e a pessoa tende a beber mais", observa.

Para perder peso, ressalta Sandra, é preciso tirar da dieta a gordura e o álcool. Cada grama de gordura corresponde a 9 calorias, 1 grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto 1 grama de proteínas, massas ou carboidratos corresponde a apenas 4 calorias.

Tira-gostos nem pensar

Para a boa forma física, pior do que se render a alguma bebida alcoólica é incrementá-la com tira-gostos, quase sempre muito calóricos. Petiscos como lingüiça calabresa, bolinhos de bacalhau, pasteizinhos, batata frita, dentre outros, devem ser riscados do seu cardápio, alerta a nutricionista Sandra Nascimento.

Caso queira degustar algo enquanto bebe (moderadamente, claro), escolha um queijo branco, pois os mais amarelos possuem mais calorias, lembra a nutricionista. A gordura, embora deixe os alimentos mais saborosos, não costuma saciar a fome. Resultado: come-se mais.

"Para aquelas pessoas que possuem o hábito de beber regularmente, é bom lembrar que o álcool tem efeito tóxico na mucosa intestinal e acaba diminuindo a absorção de vitaminas como a tiamina, ácido fólico e B12. Por ter propriedade diurética, ele aumenta a excreção urinária de magnésio e zinco, nutrientes reguladores do organismo", informa.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 3 unidades alcoólicas por dia são suficientes para aumentar o risco de dependência. Isto significa sete copos de cerveja, quatro taças de vinho ou duas doses de uísque.

O caminho do álcool no organismo

Após ser ingerida, a bebida alcoólica é rapidamente absorvida pelo estômago e intestino delgado. No fígado acontece a metabolização. A substância cai na corrente sangüínea e se distribui facilmente na água do corpo humano. Em seguida, chega ao sistema nervoso central.

No início, provoca a sensação de sonolência e euforia. Mas no dia seguinte, a cabeça dói, o estômago causa enjôos etc. É a famosa ressaca. Por isto, com dieta ou sem dieta, o mais saudável é moderar no consumo de álcool, aconselha a nutricionista Sandra Rodrigues de Melo Nascimento.

 

Bebida Quantidade Teor alcoólico  calorias Quantidade máxima permitida/dia* Cerveja 1 tulipa de 200 ml 5% 84 2 tulipas Vinho tinto 1 taça de 100 ml 11 a 14% 88 1 taça Vinho branco 1 taça de 100 ml 12% 87 1 taça Champagne 1 taça de 120 ml 11% 85 1 taça Saquê 1 cálice de 35 ml 38% 50 1/2 dose Vodca 1 dose de 50 ml 40% 115 1/2 dose Uísque 1 dose de 50 ml 43% 120 1/2 dose Tequila 1 dose de 50 ml 40% 109  1/2 dose

* Essas são as doses máximas permitidas diariamente, mas não significa que seja recomendável beber todos os dias.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja