Mundo Mulher

Lábio Leporino

A principal causa da fissura labial ou palato é a desnutrição. Uma alimentação inadequada ao longo de gerações provoca esta digeneração genética.
O centro de referência para tratamento desta patologia é o chamado "Centrinho" em Baurú, São Paulo. Existem entretanto, vários e bons centros de tratamento nas grandes capitais.
É um tratamento longo que se inicia muitas vezes antes do primeiro ano de vida e termina aos 20 anos. A cirurgia é apenas o começo. Tem que acontecer paralelamente a um tratamento multidisciplinar que envolve: fonoaudiólogo, dentista, assistente social e pediatra.
Veja mais detalhes desta doença que atinge 1 em cada 650 crianças nascidas.

Abertura Labial

O que é

Trata-se de uma abertura na região do lábio e/ou palato, ocasionada pelo não fechamento destas estruturas, que ocorre entre a 4ª e a 12ª semana de gestação.

Formas

As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves como cicatriz labial ou a úvula bífida até formas mais graves como as fissuras completas de lábio e palato. Por vezes, podem ocorrer fissuras atípicas envolvendo outras áreas além do lábio superior e palato, como a região oral, nasal, ocular e craniana.

Fissura de Palato ou Pós-forante Completa
Causa alterações na fala e dificuldades na alimentação.

Fissura Transforame Bilateral completa
Prejudica a respiração, a fala, dificulta a alimentação e altera a arcada dentária.


Origem

Muitos cientistas têm pesquisado sobre os fatores que podem provocar a fissura. A conclusão é de que a causa é multifatorial, ou seja, muitos fatores podem levar ao nascimento de uma pessoa fissurada. Por vezes, uma combinação de fator genético e ambiental pode ser a causa da fissura.

Fator genético
-
Envolve uma inter-relação de várias informações genéticas (genes) herdadas dos pais.

Fatores Ambientais

- O uso de álcool ou cigarros
- Raios X na região abdominal
- Ingestão de medicamentos como anticonvulsivantes ou corticóide, durante o primeiro trimestre gestacional.

No Brasil, a cada 650 crianças nascidas uma tem essa malformação. As fissuras de lábio e de lábio-palatal são mais freqüentes no sexo masculino e as fissuras somente de palato ocorrem mais no sexto feminino.


Incidência da Doença na Família

- Pais normais
0,1% de chance de ter um filho fissurado

- Pais normais e um filho fissurado
4,5% de chance de ter outro filho fissurado

- Um dos pais e um filho fissurado
15% de chance de ter outro filho fissurado

Base do tratamento

Áreas técnicas envolvidas como o tratamento
- Odontologia
- Cirurgia Plástica
- Fonoaudiologia

Como tratar?

É importante que logo após o nascimento, os pais se informem sobre os cuidados com o filho fissurado, uma vez que se trata de um bebê com particularidades, principalmente, no que diz respeito à alimentação, pois seu lábio ou céu da boca são abertos. A mãe precisa saber como amamentar seu filho sem que ele engasgue ou devolva o leite.

Quanto tempo dura o tratamento?

Para a eficácia da reabilitação, os especialistas aconselham que os pais tragam seus filhos para se tratar o mais cedo possível. As primeiras cirurgias são feitas, normalmente, quando a criança tem poucos meses de vida, de acordo com a seqüência das etapas terapêuticas e o tratamento só termina quando o paciente está próximo de alcançar a maioridade.

Fonte: Jornal O Popular
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja