Mundo Mulher

Intoxicação Alimentar

Intoxicação Alimentar

Intoxicação Alimentar

Quantas vezes esta frase é dita ao sentir aquela indisposição que provoca náuseas, vômitos, cólicas e diarréia.

A intoxicação alimentar é a conseqüência da ingestão de alimentos ou água contaminados por bactérias, vírus, fungos, produtos químicos ou toxinas.

De acordo com a médica (pediatra com especialidade em toxicologia Márcia Maria Reis Vieira Ramos, do Planitox Line, a intoxicação alimentar aumenta porque os alimentos se deterioram mais rapidamente com o calor e o principal: muitas vezes sem deixar vestígios.

A comida, apesar de contaminada, continua com aparência, cheiro e gosto agradáveis.

"Já que a intoxicação alimentar pode ser prevenida, é importante que a dona de casa tome uma série de cuidados simples para não deixar o alimento estragar, tendo atenção redobrada às crianças", destaca.

Quando os sintomas começam a aparecer, a médica aconselha que o melhor a ser feito é procurar atendimento médico.

"Nos casos menos graves, um dia de repouso e a ingestão de grande quantidade de líquidos, preferencialmente soro de reidratação oral, pode ser o caseiro ou industrializado, facilmente encontrado em qualquer farmácia, é importante para compensar a perda de líquidos e sais minerais provocada pela diarréia e vômito.

Além disso é importante uma dieta sem exageros, fracionada evitando alimentos gordurosos e condimentados.

Se os sintomas persistirem ou aparecerem sintomas de desidratação, o médico deve ser consultado novamente", completa Márcia. Previna-se:

- Lave sempre as mãos depois de ir ao banheiro e antes de preparar os alimentos;

- Lave bem frutas e verduras em água corrente;

- Dê preferência a ingestão de alimentos cozidos, evite ingerir carnes mal-passadas ou cruas, em especial no caso de peixes e frutos do mar;

- Se você preparou uma receita e pensa em utiliza-la em mais de uma refeição, cozinhe, cubra e conserve na geladeira.

Quando você for requentar a comida, separe apenas a quantidade que será consumida e faça de maneira que ela seja fervida por no mínimo 05 minutos;

- Não deixe a carne crua entrar em contato com a que está cozida ou assada;

- Sirva dietas leves, rica em verduras e legumes, evitando preparados com corantes e conservantes; oferecer uma dieta fracionada de até seis refeições ao dia, com frutas e lanches entre o café, almoço e jantar;

- Quando estiver fora de casa, prefira consumir alimentos industrializados, que são mais seguros (processo de industrialização torna os alimentos menos perecíveis).

Fonte: Planitox Line

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja