Mundo Mulher

Cozinhar

Cozinhar

Realizar tarefas que dão prazer, como preparar receitas saborosas, e planejar a própria rotina retardam o processo de envelhecimento.

A maioria das cidades passa por um período de acentuada urbanização, sem qualquer tipo de planejamento, o que reflete de forma negativa na qualidade de vida de seus moradores. O planejamento urbano considera fatores como qualidade do ar e da água, proteção de mananciais e áreas verdes, tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada do lixo, conservação das praças, parques e arborização de vias públicas, além de toda infra-estrutura e equipamentos públicos.

Já o "planejamento humano" é a disposição das pessoas de morar num local agradável, onde o lazer está à mão, o estresse é reduzido, é possível conviver com a família e amigos. A mudança para cidades do interior que estão próximas de São Paulo, como Campinas e Indaiatuba, faz parte desse planejamento de vida e da busca de maior longevidade. Quem muda para um local mais tranqüilo procura cuidar mais de si mesmo, de seu bem-estar e da própria família. Busca adquirir residências que lhes possibilitem maior segurança, lazer para a família e que possa lhe oferecer pequenos prazeres como cozinhar, caminhar e andar de bicicleta.

São pequenos prazeres, como esses, que reduzem o estresse. Cozinhar, por exemplo, é uma maneira de escapar da rotina atribulada, esquecer dos problemas, de conviver com amigos e melhorar o relacionamento familiar. Hoje, homens e mulheres dividem o fogão e fazem do ato de cozinhar uma atividade nobre e transformadora. A moda de cozinhar acaba passando pela escolha da própria residência, com projetos que valorizem essa atividade.

O homem que vai para a cozinha é um gourmet, um grande formador de opinião, uma vez que seleciona os produtos, sempre levando em consideração a marca e a qualidade dos mesmos. Nem os acessórios escapam de seu controle, procurando sempre a praticidade e a funcionalidade de seus equipamentos. Ele e a companheira definem a escolha da casa, de ambientes que lhes dão prazer e lhe garantem a tranqüilidade e o planejamento da rotina. São escolhas fundamentais para definir o estilo de vida e garantir a longevidade.

Está provado cientificamente: componentes genéticos e ambientais se unem na formação do processo de envelhecimento do ser humano. O chamado "estilo de vida", que inclui a prática de bons hábitos, boa assistência médica, escolaridade, acesso ao lazer e o ambiente em que se vive - sem poluição, tranqüilo, longe do estresse - é fundamental para se alcançar a tão sonhada longevidade, dizem os médicos.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja