Mundo Mulher

Obesidade. Ninguém está Livre

Obesidade. Ninguém está Livre


Estatisticamente, nenhuma pessoa está livre de se tornar obesa. Segundo a nutricionista Savine Frida de Oliveira, pós-graduada em Gestão de Negócios e em Vigilância Sanitária, com Aperfeiçoamento em Educação Nutricional pela USP, mestranda em Saúde Coletiva pela Unicamp e integrante da equipe do Instituto Krion de Sorocaba, filhos de pais magros têm 10% de chance de se tornarem obesos. Para casais onde só um é obeso, a chance de terem um filho com esse problema sobe para 50%. Entre casais obesos, o índice chega a 80%.

Desemprego e obesidade - Nos últimos anos, houve um aumento significativo da quantidade de desempregados que procuram os consultórios de nutrição. De acordo com Savine Frida de Oliveira, pós-graduada em Gestão de Negócios e em Vigilância Sanitária, com Aperfeiçoamento em Educação Nutricional pela USP, mestranda em Saúde Coletiva pela Unicamp e integrante da equipe do Instituto Krion de Sorocaba, a maioria dos desempregados sofre de compulsão alimentar, principalmente noturna. "Os problemas decorrentes da perda do emprego causam insônia e, antes de tentar voltar a dormir, a maioria prefere assaltar a geladeira". Segundo a nutricionista, os deslizes gastronômicos de homens e mulheres desempregados são bem delineados. Em suas "escapadas noturnas", os homens preferem doces, especialmente as bolachas recheadas. "As mulheres desempregadas acabam tentando ocupar o tempo ocioso na cozinha e exageram nas frituras, nos bolos confeitados e nas sobremesas mais elaboradas", revela.

Quanto tempo leva para se criar um novo hábito alimentar?

Segundo a nutricionista Savine Frida de Oliveira, pós-graduada em Gestão de Negócios e em Vigilância Sanitária, com Aperfeiçoamento em Educação Nutricional pela USP, mestranda em Saúde Coletiva pela Unicamp e integrante da equipe do Instituto Krion de Sorocaba, são necessários, no mínimo, 21 dias para que uma pessoa crie um novo hábito alimentar. "É o tempo para que as reações químicas se estabeleçam por completo no organismo, e o metabolismo se adapte", explica. O fato explica o porquê de muitas pessoas desistirem das propostas de reeducação alimentar logo na segunda semana, optando por dietas da moda ou a que a vizinha fez, onde muitas vezes não trazem os resultados prometidos e ainda agridem a saúde dessas pessoas.

SZS Assessoria de Imprensa
Sérgio ou Andréa / (15) 222-3040 / szscom@uol.com.br.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja