Mundo Mulher

Gelatina

Gelatina


No Brasil, o número de crianças obesas triplicou nas últimas décadas, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Atualmente, cerca de 20% das crianças já estão com excesso de peso.
A obesidade é uma doença multifatorial, isto é, fatores genéticos, ambientais, endocrinológicos, dietéticos, psicológicos, culturais e socioeconômicos contribuem para a sua gênese, explica o endócrino-pediatra Claudio Hoineff.
Como a criança e o adolescente estão em fase de crescimento, é de extrema importância que haja um equilíbrio de nutrientes na ingestão diária de alimentos. Um percentual aproximado de 50% de carboidratos, 25% a 30% de lipídeos e 20% a 25% de proteínas é o ideal para o dia-a-dia do jovem.

O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano e tem uma função primordialmente estrutural, ou seja, dá sustentação às células, mantendo-as unidas. A gelatina tem em sua composição subprodutos do colágeno, proteína predominante na pele, ossos, cartilagens, tendões e tecido conjuntivo. Não contém gordura, colesterol, nem conservantes.
As crianças que necessitam emagrecer, segundo o endócrino-pediatra, devem se alimentar entre 5 a 6 vezes por dia, retirando os excessos e restringindo principalmente a quantidade de gorduras e açúcares, quase sempre presente nas sobremesas.

A gelatina apresenta um baixo teor calórico e torna-se uma boa pedida como sobremesa e lanches para as crianças e adolescentes. Além disso, possui uma característica muito importante para quem está preocupado com as refeições. Em função da sua ação no nível gástrico, ela tem um alto poder de saciedade, sendo uma excelente alternativa nas dietas infantis.
Para aqueles que estão em dieta ou apenas querem ter opção de sobremesa sem se preocupar com calorias, a gelatina é bastante positiva. "Não tem gordura, ocupa espaço no estômago e tem baixo teor calórico, ensina Hoineff. É fácil, rápida e também pode ser tornar mais nutritiva quando acrescida de frutas e leite desnatado, transformando-se em mousses coloridos, com um maior nível protéico, sem um acréscimo significativo de calorias, completa", o pediatra.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja