Mundo Mulher

Gordura saturada faz mal, afirmam cientistas brasileiros

Gordura saturada faz mal, afirmam cientistas brasileiros Cientistas recomendam cuidados no consumo de gordura saturada

Que a gordura é uma vilã para a saúde, a ciência já sabe. Mas um grupo de pesquisadores brasileiros parece ter decifrado um dos mecanismos pelo qual ela faz mal. Ela interfere no funcionamento do cérebro, alterando a função do controle do apetite.

Após cinco anos de estudos com ratos, o Laboratório de Clínicas Médicas da Unicamp conseguiu identificar as consequências da gordura saturada -- aquela que tem origem animal -- no cérebro. Ela atua diretamente no hipotálamo, região responsável pelo controle do apetite e gasto energético. De acordo com os estudos, a gordura mata os neurônios encarregados de transmitir a informação de que o corpo já está safisteito.

""Portanto, a perda de alguns desses neurônios pode ter consequências bastante desastrosas para manutenção desse equilíbrio entre fome e gasto energético", explica o pesquisador da Unicamp Lício Velloso.

No experimento, os ratos comeram por impulso, muito além do que precisavam. E engordaram. Agora, os cientistas analisam, por meio de tomografias, os reflexos em seres humanos. O próximo passo é desenvolver medicamentos que eliminem os efeitos dessa gordura no cérebro. Eles recomendam cuidados no consumo dessa substância.

"Quanto mais gordura insaturada, ou seja, óleos vegetais, você puder consumir, melhor. Porque o dano causado ao neurônio é menor com essa gordura."

Fonte: Goiasnet.com/G1, com informações do Jornal Nacional

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja