Mundo Mulher

Anorexia, bulimia, síndrome do comer noturno e a vigorexia

29/09/2010

Uma realidade distorcida

Luciana Kotaka

 

A anorexia, bulimia, síndrome do comer noturno e a vigorexia vem aumentando significativamente, retratando os valores distorcidos sobre a beleza e a saúde.


A mulher com anorexia estabelece pesos ideais muito abaixo dos padrões saudáveis, e buscam alcançá-los de forma agressiva consigo mesma, não percebendo que ultrapassou o limite do peso normal, colocando com isso sua vida em risco.


Já na bulimia, ocorrem momentos em que as pessoas ingerem uma quantidade exagerada de alimentos, e posteriormente acabam por se utilizar do uso de laxantes, diuréticos e vômitos auto-induzidos, na crença de que podem eliminar 100% do que ingeriram, e assim não ganharem peso. A bulimia tem uma semelhança com a síndrome do comer noturno em função da ingestão exagerada de alimentos, se diferenciando pelo fato de que ocorre uma verdadeira farra alimentar no meio da noite, desencadeando muita culpa e sentimentos de inferioridade em função de seu ato.


Constantemente novas patologias estão sendo diagnosticadas, como a vigorexia, a qual vem prevalecendo no sexo masculino, onde o homem acaba por passar horas na academia, na busca de um corpo forte e perfeito. Atrás desse homem robusto, se esconde um sujeito inseguro com baixíssima auto-estima.


Nossa realidade é assustadora, a cultura pelo corpo magro é forte, e tem sido arrasadora, adoecendo nossos jovens, acabando com relações familiares e sociais.

Psicóloga Luciana Kotaka - CRP - 08/06502-1
Especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares
www.comportamentomagro.com.br
Curitiba- PR

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja