Mundo Mulher

Lúpus tem avançado na população

08/04/2012

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 0,1% da população do mundo tem lúpus. Trata-se de uma doença autoimune, ainda pouco conhecida da maioria da população.

O mal está avançando e é mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.

O próprio organismo ataca tecidos sadios, como a pele, figado, coração, pulmão, rins, cerebro e a pele. Isso pode inclusive retardar o diagnóstico da doença e o início do tratamento, que é muito demorado.

Segundo o doutor em reumatologia, Antônio Carlos Ximenes, ainda não há cura para o Lúpus. Mas com tratamento, a pessoa pode ter uma vida normal.

O médico explica que a doença pode atingir qualquer parte do organismo. Segundo ele, a radiação solar é a substância que mais agride as pessoas que nasceram geneticamente predispostas para a doença.

“O Lúpus está entre as doenças que a medicina ainda não conhece as causas e nem tem uma cura definitiva, como câncer e diabetes. Neste caso, o objetivo do tratamento é controlar a doença, o que na medicina chamamos de remissão. Não deixar a doença evoluir, o que pode causar até mesmo a morte do paciente”, explicou Ximenes. Goiasnet.com/CBN Goiânia

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja